Pesquisar

Notícias

Defensores do Paraná participam do II Encontro Nacional de Defensores Públicos de Execução Penal

II-encontro-execucao-penal-09-06-2016-1

A Defensoria Pública do Paraná e a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) estiveram representadas no II Encontro Nacional de Defensores Públicos de Execução Penal, que aconteceu no Rio de Janeiro ontem e hoje, dias 9 e 10 de junho.

O objetivo do encontro, que teve como tema “A Defensoria Pública na Execução Penal: conformar o sistema prisional à Constituição e transformá-lo criticamente”, foi a troca de experiências e de conhecimentos entre os Defensores.

Representando o Paraná participaram os Defensores Renata Tsukada (diretora de assuntos do interior da Adepar), André Ribeiro Giamberardino, Carlos Augusto Silva Moreira Lima, Guilherme Ferreira Quintas Alves, Julio Cesar Duailibe Salem Filho e Monia Regina Damião Serafim.

Tsukada foi relatora do painel “Considerações sobre o PLS 513/2013 – Altera a lei de Execução Penal” e Giamberardino foi painelista do painel “Aportes interdisciplinares como contributo ao aprimoramento do Sistema Prisional”.

Os outros painéis do evento foram:

  • “Métodos alternativos de gestão prisional”;
  • “Mecanismos alternativos de combate ao superencarceramento”;
  • “Impactos da política de drogas para o hiperencarceramento”;
  • “Análise da Medida de Segurança no plano atual e perspectivas”;
  • “Atuação da Defensoria Pública perante os Tribunais Superiores”;
  • “A tutela coletiva promovida pela Defensoria Pública no âmbito do sistema prisional”;
  • “Respeito às subjetividades: tutela dos grupos sociais vulneráveis no cárcere”;
  •  “Apresentação das Notas Técnicas da Comissão Especializada em Execução Penal do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais – CEEP-CONDEGE”.

O encontro foi promovido pela Condege (Comissão Especializada em Execução Penal do Colégio de Nacional de Defensores Públicos Gerais) em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

II-encontro-execucao-penal-09-06-2016-2

Rolar para cima