Pesquisar

Notícias

Confira como foi o primeiro dia do curso sobre técnicas de conciliação e mediação que está sendo promovido pela Adepar e pela Edepar

curso-mediacao-13-06-2016-10

Cerca de 30 pessoas participaram hoje, dia 13 de junho, do primeiro dia do curso de “Técnicas de Conciliação e Mediação nas Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça” que está sendo promovido pela Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) e pela Edepar (Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná).

A instrutora é Caroline de Lima Pelanda, que trabalha com mediação desde 2012 e é servidora do Tribunal de Justiça do Paraná. Ao todo, serão três dias de treinamento, que está sendo realizado no auditório da DPPR (Defensoria Pública do Paraná), em Curitiba. A carga horária é de 9 horas.

curso-mediacao-13-06-2016-01
A vice-presidente da Adepar, Lívia Brodbeck, o diretor da Edepar, Diego Martinez, a instrutora Caroline Pelanda e o diretor da Adepar, Dezidério Lima

Segundo explica o diretor da Adepar, Dezidério Machado Lima, o objetivo do curso é capacitar mediadores para atuar em casos atendidos pela Defensoria. Dezidério adianta ainda que está sendo discutido com o Centro de Atendimento Multidisciplinar o desenvolvimento de um projeto-piloto para a instalação de um setor de mediações na sede da DPPR.

Também participaram do primeiro dia de curso a vice-presidente da Adepar, Lívia Brodbeck, e o diretor da Edepar, Diego Martinez Fervenza Cantoario.

Primeiro dia de curso

curso-mediacao-13-06-2016-02

No primeiro dia de curso, Pelanda apresentou uma visão geral da mediação nos termos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). “Eu, enquanto mediador e conciliador, sou um facilitador da comunicação entre as partes. Então, vou escutar A, vou escutar B e vou facilitar esse diálogo entre eles”, explicou.

A instrutora fez questão de reforçar por diversas vezes a diferença entre os conceitos de mediação e conciliação. Na mediação, definiu ela, o mediador não pode sugerir soluções, enquanto na conciliação, pode. Pelanda disse ainda que o mediador deve se colocar sempre como um sujeito imparcial.

curso-mediacao-13-06-2016-09

O treinamento continuou com a apresentação de algumas teorias, fundamentos e técnicas do processo de mediação, como a importância da disposição correta das pessoas na mesa de negociação e o uso de linguagem adequada.

“Ao invés de falar: qual o problema que te trouxe aqui?; quais as questões que trouxeram a senhora aqui?”, exemplificou Pelanda.

Curso na web

A Adepar vai disponibilizar o curso em seu site para os Defensores e servidores da DPPR que tenham interesse no assunto.

Palestra no dia 17

No dia 17, sexta-feira, o Defensor Dezidério Lima e a assessora jurídica da DPPR Caroline Barreto Wrobel irão ministrar a palestra “Mediação na Defensoria Pública – Procedimentos éticos e confecção do instrumento de composição”, às 13h, também no auditório da DPPR, em Curitiba.

curso-mediacao-13-06-2016-06

curso-mediacao-13-06-2016-05

curso-mediacao-13-06-2016-04

Rolar para cima