Pesquisar

Notícias

Defensoras do Paraná participam de encontro com o Relator da ONU

As Defensoras do Paraná Camille Vieira da Costa e Cinthia Azevedo, que é coordenadora do Nucidh (Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos), participaram, nos dias 16 e 17 de julho, junto com Defensores Públicos de outros Estados e da União, representantes das Comissões de Direitos Humanos do Condege (Colégio Nacional de Defensores Públicos Geral), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Ministério Público Federal, de um encontro com o Relator da ONU (Organização das Nações Unidas), Clement Voule.

A reunião aconteceu na sede da Adperj (Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro) e teve como debate principal o direito à livre manifestação. Os participantes realizaram atividades contando um pouco das experiências de cada região e as possíveis estratégias e ações para garantir esse direito no país.

“A troca de experiências foi enriquecedora e nos deu a oportunidade de entender a conjuntura internacional de proteção de direitos. É importante destacar que o poder público deve resguardar o livre exercício de direitos à manifestação e à liberdade de expressão aos cidadãos”, ressaltou Cinthia.

“O encontro proporcionou o entendimento de como as manifestações acontecem de diferentes formas e enfrentam obstáculos e desafios peculiares de cada local. Com as atividades levamos ao conhecimento do relator as violações de direitos em especial o direito à manifestação e uso abusivo da força pela polícia”, complementou Camille.

Além das atividades, o evento teve encerramento com o seminário “Direito de manifestação e a militarização do espaço público”, que aconteceu na Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Rolar para cima