Nesta quarta-feira (10), a presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), Jeniffer Scheffer, esteve na Câmara Municipal de Curitiba para apresentar aos vereadores da cidade a Campanha Nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.
“O objetivo da campanha é trazer uma luz acerca das dificuldades das pessoas com deficiência e criar uma sociedade mais justa para todos. Por isso a importância de ampliar o debate e levar as informações para espaços como a Câmara de Curitiba, que podem contribuir para combater o capacitismo e dar força à campanha nacional”, explicou a presidenta da ADEPAR, que também faz parte da diretoria da ANADEP.
Ela esteve acompanhada da defensora pública Marisa Barbosa, primeira pessoa com deficiência empossada pelo órgão. Barbosa, que tem deficiência auditiva congênita, recebeu homenagens dos vereadores por conta das barreiras enfrentadas para ingressar na carreira. Para ela, a barreira atitudinal, que é caracterizada por obstáculos ou atitudes que limitam ou impeçam a participação plena da pessoa na sociedade, é uma das piores em sua concepção.
Durante a fala, os vereadores também assistiram ao vídeo da campanha produzido pela Anadep.
O presidente da Câmara de Curitiba, Marcelo Fachinello, afirmou que o parlamento curitibano será um parceiro atuante da campanha. “Estaremos sempre de portas abertas para atuar ao lado da Defensoria Pública do Paraná neste importante tema, assim como já fazemos nos mutirões que são realizados aqui na Casa”, disse.
Também estiveram presentes a ouvidora da Defensoria Pública do Paraná, Karollyne Nascimento, e a diretora do departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Denise Moraes.
Para assistir ao discurso na íntegra, clique aqui.
Fotos: Carlos Costa/CMC