Em celebração ao Dia do Defensor, comemorado no próximo dia 19, a presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Lívia Brodbeck, discursou, no dia 14 de maio, para os deputados estaduais, na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná).
O Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, e o Subdefensor Público-Geral, Matheus Munhoz, também participaram da sessão.
Mais do que pedir apoio dos deputados para as causas que dizem respeito à Defensoria, Lívia enalteceu as conquistas e a importância da instituição e do trabalho dos Defensores para a população do Paraná.
“Faz quatro anos que a Adepar discursa na Alep e sempre focamos na apresentação da instituição e nos obstáculos que a Defensoria enfrenta, mas hoje foi diferente. Como a Defensoria aqui do Estado está mais consolidada, legitimada e mais conhecida pelos movimentos sociais, pela população e pelos atores do sistema de justiça resolvemos, através da fala na Alep em comemoração ao Dia do Defensor, celebrar a data e dar ênfase na evolução da entidade citando, por exemplo, a ação dos núcleos especializados que têm trazido uma atuação estratégica para a DPPR”, comentou a presidente.
Por fim, Lívia falou sobre o grande passo que foi a garantia do Fadep (Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública) para investimento em melhorias na instituição e sobre a pesquisa, do Conselho Nacional do Ministério Público, que aponta que 92,4% da população brasileira considera a Defensoria Pública a instituição mais importante para a sociedade.
Confira a entrevista cedida pela presidente da Adepar para a Rádio Assembleia hoje.