Pesquisar

Notícias

Práticas inscritas no I Concurso de Práticas Defensoriais: 9 de 13

Prática 9 de 13

Título: “Internação socioeducativa: interlocução entre os adolescentes e a defensoria pública na garantia de direitos”.

Autores: Bruno Muller Silva e Pietra Carolina Previate (defensores públicos)

Amanda Medeiros Fumagalli (assessora jurídica da DPE-PR)

Kelly da Rocha Vieira (assistente social da DPE-PR)

Bruna Pastório Saes Lugnani e José Antonio dos Santos Gomes (psicólogos da DPE-PR)

A prática “Internação socioeducativa: interlocução entre os adolescentes e a defensoria pública na garantia de direitos” foi realizada na cidade de Maringá, no Paraná. 

“A equipe da Defensoria Pública de Maringá tem contato constante com o Cense (Centros de Socioeducação) da cidade, foi através dos relatos dos profissionais da unidade que percebemos a grande dificuldade que os adolescentes da unidade têm com relação a comunicação entre eles. Por isso, pensamos em um projeto para contribuir com a linguagem comunicativa dos adolescentes”, esclareceu Bruna. 

“Nos relatórios da equipe do Cense sempre aparecia que a linguagem utilizada pelos adolescentes estava associada ao mundo do crime e com aspectos negativos que acabavam se espalhando por toda a unidade. A nossa iniciativa foi promover atividades voltadas para a comunicação e também para a interação entre esses adolescentes com o objetivo de melhorar a convivência entre eles”, complementou Bruno. 

“Tivemos um resultado muito rico com o projeto, tanto no sentido de compreender e respeitar essa forma comunicação dos adolescentes, mas também de conseguir mostrar para eles outras formas de diálogo”, ressaltou Bruna. 

“A prática se mostrou importante, ultrapassando os objetivos iniciais, possibilitando uma aproximação entre a equipe da Defensoria Pública e os adolescentes, com abordagem de temas variados de interesse dos adolescentes, instruindo-os não só sobre os processos judiciais, mas também sobre seus comportamentos dentro e fora do Cense”, finalizou Amanda. 

Rolar para cima