O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da DPPR (Defensoria Pública do Paraná) promoveu, em parceria com o Trans Grupo, durante todo o dia de hoje, 27 de janeiro, uma ação de orientação jurídica para transexuais, em referência ao Mês da Visibilidade Trans.
Entre os serviços de assessoria jurídica oferecidos na tenda, localizada na Praça Rui Barbosa,destacam-se os de ajuizamento para mudança de prenome e gênero no registro civil, teste de HIV e orientação em casos de transfobia.
Para a Defensora Pública e coordenadora do Núcleo, Camille Vieira, é importante realizar iniciativas para instruir, sobre a temática, não somente a população em questão, mas também toda a sociedade.
“Muitas pessoas trans são vítimas de crimes motivados por ódio e o caminho para a superação não é só a criminalização, mas também a conscientização da população de que ser diferente não é um problema”.
As atividades realizadas hoje fazem parte de uma série de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Defensoria para transexuais, incluindo a possibilidade da cirurgia transgenitalizadora que não é feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), aqui no Paraná.
Além de Curitiba, outras cidades do Paraná também participaram da campanha: Paranaguá, Maringá, Guarapuava, Apucarana e Matinhos. Cascavel realizará a ação, no dia 30 de janeiro, na rua Barão do Cerro Azul, 986, Centro, das 12h às 16h, e Campo Mourão, no dia 3 de fevereiro, na rua Duque de Caxias, 786, Jardim Lar Paraná, das 12h às 18h.
Trans Grupo
O Trans Grupo é uma associação de travestis e transexuais que oferece assistência jurídica, psicológica e social para a comunidade trans. A organização também fornece o teste de HIV e atende de segunda a sexta das 10h às 18h.
Para mais informações acesse: transgrupotmp.blogspot.com.br