Na última sexta-feira, dia 23 de novembro, o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, assinou a nomeação de 15 aprovados no III Concurso para Defensor Público do Paraná. Eles vão ingressar na instituição a partir de 2019.
Atualmente, 90 Defensores estão atuando em todo o Paraná. Segundo dados apresentados pela Defensoria Pública do Estado, a instituição precisa de mais de 800 Defensores Públicos. Além disso, a Defensoria está presente em apenas 17 comarcas, sendo que existem ao todo 161 divisões.
“A nomeação de 15 Defensores e Defensoras é um passo importante para o desenvolvimento do trabalho da Defensoria aqui no Paraná. Tenho certeza que o Estado e, principalmente, a população vulnerável será beneficiada com a chegada dos novos colegas”, ressaltou a presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Lívia Brodbeck.
“A nomeação regulariza o déficit gerado pela evasão dos últimos anos. Com a chegada desta nova turma, é possível impulsionar a expansão da instituição, melhorando significativamente o atendimento à população em locais no interior do Estado, que estavam defasados”, complementou o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão.
De acordo com a comissão dos aprovados, ainda faltam 41 nomeações. O III concurso foi homologado em dezembro de 2017 com prazo de validade de um ano e pode ser estendido por mais 12 meses.
A cerimônia de posse dos nomeados está prevista para o dia 10 de dezembro.
Expectativa
“Trabalhar na Defensoria Pública do Paraná é um sonho que será realizado. Como a instituição ainda é recente no Estado, o sentimento é de ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da Defensoria e, consequentemente, beneficiar a população hipossuficiente. A expectativa é a melhor possível, estou animado e muito motivado”, João Victor Rozatti Longhi, nomeado Defensor Público do Paraná.
“Estou contando os dias para chegar essa tão esperada e celebrada posse. Foi muito esforço e fé para chegar até aqui. Espero, então, dar sempre o meu melhor para os assistidos da Defensoria Pública do Paraná e ser, realmente, um agente de transformação social, fazendo crescer o reconhecimento da importância da instituição”, Mariela Reis Bueno, nomeada Defensora Pública do Paraná.
“Meu sonho sempre foi ser Defensora Pública! Desde que me formei, dediquei meus estudos à concretização deste sonho! Trabalhar conforme os valores que acredito, dando vozes àqueles que não têm, acesso a direitos fundamentais em prol dos vulneráveis é muito gratificante. Então, estou muito ansiosa para tomar posse e poder a fazer a diferença”, Caroline Teixeira de Menezes, nomeada Defensora Pública do Paraná.
Em breve, divulgaremos no site da Adepar a lista com os 15 nomes que irão assumir o cargo de Defensor Público do Paraná.