Pesquisar

Notícias

Mutirão voltado para mulheres na Comunidade Britanite realiza 70 atendimentos

No último sábado (16), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), a Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar) e o movimento Maio Furta-Cor promoveram o Mutirão Saúde Mental Materna Importa: Acolhimento e Orientação Jurídica para moradoras da região do Pinheirinho. O evento foi realizado na Comunidade Britanite, no bairro Tatuquara, em Curitiba, com foco no atendimento jurídico na área de Família e Infância e Juventude Cível para mulheres.

“Muitos defensores participaram do atendimento. E isso é muito importante para aproximar ainda mais a população da nossa associação. E é exemplar como os defensores estão sempre presentes nas comunidades mais carentes do nosso estado”, explica a presidenta da ADEPAR, Jenifer Scheffer.

Durante a ação, que aconteceu entre as 9h e 16h, foram 70 atendimentos realizados pelas equipes da sede da DPE-PR no Pinheirinho e do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM).

“Este tipo de atendimento é essencial para garantir o atendimento desta parcela da população. Existem inúmeras barreiras que fazem com que elas não possam se deslocar até as sedes da defensoria, em especial as mulheres”, frisa a defensora pública Ana Caroline Teixeira. Entre as principais demandas atendidas estavam casos como divórcio, pensão, guarda, regulamentação de visitas, pedidos de vaga em CMEI, além de orientação em outras áreas.

As voluntárias do coletivo Maio Furta-Cor realizaram ações de acolhimento, como maquiagem e cabelo, além de para conscientizar e sensibilizar a população da Comunidade Britanite sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

“Atendemos as gestantes da comunidade com ações como rodas de conversa, pintura na barriga e fotografias, criando conexão delas com os bebês e falando da importância da preparação para o parto, gerando bem-estar para a mulher e para a comunidade”, diz a psicóloga e psicanalista Déborah Sanches, uma das coordenadoras do movimento em Curitiba.

A ouvidora-geral da DPE-PR, Karollyne Nascimento, também esteve presente ao mutirão colaborando com diversas ações do mutirão. “Proporcionamos a essas mulheres um dia para que elas possam se sentir acolhidas e protegidas, e também levamos informação, ajudando na garantia dos direitos que elas têm”, explica.

A ADEPAR também realizou uma campanha para arrecadar recursos que foram transformados em alimentos para um grande almoço que foi servido à comunidade no sábado. No cardápio, uma galinhada preparada pelos voluntários da cozinha comunitária do Britanite.

Rolar para cima