Pesquisar

Notícias

Integrantes do sistema de justiça criam coletivo para promover os direitos humanos

Com o objetivo de desenvolver ações em prol dos direitos humanos, reunindo profissionais de carreiras públicas jurídicas, é que surgiu a Rejudh-PR (Rede Justiça pelos Direitos Humanos no Paraná).

A iniciativa, lançada em julho, deve envolver Defensores do Estado e da União, juízes, promotores e demais membros das carreiras jurídicas atuantes no Paraná. A ideia do projeto, dentre outras, é realizar palestras, cursos populares e outras atividades a fim de promover a educação em direitos.

“É uma semente que estamos plantando no Estado e esperamos que evolua. Queremos aumentar o número de profissionais e participantes para realizar cada vez mais ações de promoção dos direitos humanos”, explica o Defensor Público Dezidério Lima.

“A ideia é expandir as atividades atraindo e aproximando os profissionais do sistema de justiça que atuam no interior do Estado para realizar atividades com a população de lá também. Esperamos que a Rejudh-PR se torne uma referência na promoção de iniciativas relacionadas aos direitos humanos no Paraná e no Brasil”, complementa a Defensora Pública Luciana Tramujas.

Projeto em prática

No segundo semestre de 2018, a Rejudh-PR realiza sua primeira ação, um curso popular de reforço para a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e concursos públicos.

A atividade é destinada para alunos do curso de Direito, do 7º ao 10º período, cotistas e que fazem parte dos programas Pro-Uni (Programa Universidade para todos), Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) e FIES (Financiamento Estudantil).

As aulas serão ministradas no prédio da Defensoria Pública do Paraná, que fica na rua Cruz Machado, 58, no Centro, em Curitiba.

Ministrarão o curso os Defensores do Paraná Ana Caroline Teixeira, Bruno Passadore, Daniel Alves, Dezidério Machado Lima, Flora Vaz Pinheiro, Luciana Tramujas e Vitor Eduardo de Oliveira; os juízes André Carias de Araújo, Alexandre Moreira Van Der Broocke, Carla Martins; os promotores André Luiz de Araujo, Maria da Silva Losso e Mariana Bazzo; e o procurador de justiça aposentado Luiz Eduardo de Azevedo Bueno.

Confira a programação de aulas – das 19h às 21h
Segunda-feira – Direito constitucional e administrativo
Quarta-feira – Direito civil e processo civil
Sexta-feira – Direito penal e processo penal

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever aqui: https://goo.gl/QL1sLM 

Para mais informações, acesse a página da Rejudh-PR no Facebook: facebook.com/rejudhpr

Rolar para cima