Pesquisar

Notícias

FOZ: Defensores participam de Fórum da População em Situação de Rua

Na última sexta-feira (18), Defensores Públicos do Paraná participaram, em Foz do Iguaçu, do Fórum Municipal da População em Situação de Rua. O evento reuniu representantes do Poder Público, entidades, organizações da sociedade civil, conselhos municipais e pessoas ligadas ao tema para debater questões ligadas às políticas públicas da população em situação de rua.

O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Consultório na Rua, com apoio das secretarias de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e Assistência Social, debateu propostas para aprimorar as políticas públicas, serviços e ações direcionadas à defesa e garantia de direitos desta população e quem vive em situação de rua tem muitas reivindicações para fazer.

No período da manhã, foram realizados debates, principalmente com as equipes que já atuam nos serviços ofertados a essa população para a construção de novas estratégias de proteção. Ações que já são realizadas pelo Poder Público também serão apresentadas, como os mutirões para atualização do Cadastro Único, o serviço de proteção social e acolhimento, a ampliação de vagas nas casas de passagem no período do inverno e também o atendimento realizado pelo Consultório na Rua.

Já no período da tarde, foram ofertados serviços à população em situação de rua através do Mutirão da Cidadania, incluindo atendimento dos defensores públicos, com atualização e inclusão no Cadastro Único, orientação sobre saúde bucal, encaminhamentos para regularização de documentação civil, sobre o acesso ao sistema sociojurídico, testes rápidos para ISTs, orientações e encaminhamento ao mercado de trabalho, corte de cabelo e varal solidário.

“O Fórum, para além de facilitar o acesso desse grupo à Defensoria Pública, permitiu a interlocução entre a instituição e toda a rede de apoio, fortalecendo os contatos viabilizando atuações conjuntas em prol daqueles mais necessitados”, disse o defensor público Cainan Anjos Meira. As defensoras Alana dos Santos Teles e Terena Nery também fizeram atendimentos no mutirão.

No primeiro semestre deste ano, os órgãos de Foz do Iguaçu atenderam mais de 10.500 pessoas em situação de rua. O Fórum marcou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, lembrado em 19 de agosto. A data foi instituída em memória ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista.

Rolar para cima