Pesquisar

Notícias

Defesa Criminal Pública é tema de palestra promovida pela Adepar com Amilton Bueno de Carvalho

Com o objetivo de refletir sobre o direito penal no Brasil e a defesa criminal pública a partir da perspectiva do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Amilton Bueno de Carvalho, a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) promoveu, na noite de ontem, dia 6 de junho, a palestra “Defesa criminal em tempos de autoritarismo”.

O evento aconteceu na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, e contou com a participação de cerca de 60 estudantes do curso de Direito e profissionais da área.

Wisley Santos (Adepar), Carlos Lima (Adepar), Amilton Carvalho e Ana Teixeira (Adepar)

“Esta é uma oportunidade de despertar algum interesse para novas possibilidades, ou seja, chamar atenção para o óbvio: prisão é maldade pura, nada tem de humanidade, é algo como tentar salvar a vida com a morte. Há vida para além do punitivismo imbecil e imbecilizante”, defendeu Amilton.

Durante sua fala, além de analisar o sistema prisional brasileiro, Amilton ressaltou o papel da Defensoria Pública e, principalmente, dos Defensores Públicos dentro do contexto da defesa criminal no país.

“A ideia de trazer o Amilton é para que se discuta cada vez mais e de forma técnica a formação de profissionais comprometidos com um direito penal democrático e de resistência no âmbito da defesa pública”, explicou o diretor da Adepar Wisley dos Santos.

Para o estudante de Direito do Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná), em Paranaguá, Jorge Sirichuk, o evento agregou conhecimento.

“Eu gostei bastante da temática da palestra e, como estudante de Direito, acho importante ir em busca de novos pontos de vista sobre os assuntos que aprendemos na faculdade”, disse Jorge.

O advogado Felipe Strapasson, que atua na área criminal há três anos, também achou a fala muito proveitosa.

“A importância da palestra é entender o sentido desse direito penal combatível que buscamos diariamente. Para mim, ouvir um profissional como o Amilton agrega tanto na profissão como para a vida”, comentou Felipe.

Também estiverem presentes no evento os diretores da Adepar Carlos Moreira Lima e Ana Caroline Teixeira.

Rolar para cima