Representando o Paraná, o vice-presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Ricardo Padoim, o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, e os Defensores Marcelo Diniz, Lígia Buarque de Gusmão, Luciana Tramujas e Thatiane Chiapetti participaram do 1º Encontro das Defensoras e dos Defensores Públicos da Região Sul.
O evento aconteceu no Hotel Novotel Três Figueiras, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nos dias 26 e 27 de julho.
O objetivo do Encontro foi reunir Defensoras e Defensores Públicos para participarem de atividades e debaterem as demandas da região Sul do país.
Dentre os palestrantes estava o Defensor Público do Paraná e coordenador do NUDIJ (Núcleo Especializado da Infância e Juventude), Marcelo Diniz, que abordou os desafios da Defensoria na garantia do acesso à educação.
“Procurei trazer algumas questões que estamos enfrentando no núcleo com relação à educação. A Defensoria discute pouco sobre o tema de uma forma geral, por isso, é necessário um debate mais amplo sobre o assunto, que demanda uma atuação institucional não somente individual mas coletiva” contou Marcelo.
Opinião dos participantes do Paraná
“Destaco a importância do Encontro para auxiliar os Defensores a encontrarem soluções que ajudem os assistidos da Defensoria, mesmo diante das dificuldades de um sistema legal que não foi pensado para resolver os problemas deles. Desejo que esse seja o primeiro de muitos eventos regionais para fortalecer cada vez mais o nosso trabalho e de todas as Defensorias”.
Ricardo Padoim, vice-presidente da Adepar.
“O Encontro proporcionou a integração entre as Defensorias do Sul do país. A partir das apresentações, palestras e debates, os nossos profissionais do Paraná transmitem e adquirem conhecimento, além de discutirem boas práticas que poderão ser implementadas para melhorar os serviços prestados à população dos três Estados”.
Eduardo Abraão, Defensor Público-Geral.
“Participar de eventos como esse é importante para trocar experiências com Defensores e Defensoras de outros Estados, refletindo e aprimorando o nosso trabalho. Ainda, conhecer as estruturas de outras instituições permite reconhecer nossos avanços, bem como entender os possíveis novos caminhos para fortalecer a Defensoria”.
Luciana Tramujas, Defensora Pública do Paraná.
“Com temáticas atuais, as palestras e os debates trouxeram soluções para casos práticos que nos deparamos diariamente. O Encontro foi uma oportunidade única de aprendizado e de aperfeiçoamento do nosso trabalho na Defensoria do Paraná”.
Thatiane Chiapetti, Defensora Pública do Paraná.
“Espero que o Encontro sirva de inspiração para que os Defensores possam se reunir com mais frequência. Todo conteúdo apresentado foi enriquecedor e, com certeza, irá agregar no desenvolvimento de trabalhos e de projetos futuros”.
Marcelo Diniz, Defensor Público do Paraná.
Palestras do evento
Custos vulnerabilis – Maurílio Casas Maia (AM)
Atuação dos Defensores Públicos Interamericanos – Antônio Mafezzoli (SP)
Prisão Domiciliar: com ou sem monitoramento eletrônico – Naira Sanches (RS)
Teses de defesa em casos de organizações criminosas – Fernanda Mambrini (SC)
Desafios da atuação da Defensoria na garantia do acesso à educação – Marcelo Diniz (PR)
Afetos e vulnerabilidades no direito de família e infância – Elisa Cruz (RJ)
Defensoria Pública como instrumento de efetivação dos direitos da pessoa com deficiência – Luis Renato Braga (MG)
Direito de resistência – Alessandra Quines (RS)
Confira mais fotos do evento