Pesquisar

Notícias

Adepar acompanha o lançamento do Núcleo da Infância e Juventude na Assembleia Legislativa

O diretor legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, a presidente da Adepar, Lívia Brodbeck, o coordenador do NUDIJ, Marcelo Diniz, o juiz de Direito Sérgio Kreuz e o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão

A presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Lívia Brodbeck, participou hoje, dia 13 de março, do lançamento do NUDIJ (Núcleo da Infância e Juventude), na Assembleia Legislativa do Paraná.

Coordenado pelo Defensor Público Marcelo Diniz, o novo núcleo da Defensoria Pública do Paraná foi criado para atender as principais demandas de crianças e adolescentes nas áreas infracional e cível.

Dentre as suas atuações estão, por exemplo, a fiscalização de unidades socioeducativas. Para Marcelo, a criação de um núcleo especial para crianças e adolescentes foi fundamental para auxiliar o que já vem sendo feito pelos Defensores na área.

“O núcleo tem basicamente três eixos: o primeiro é o apoio ao trabalho dos Defensores, fornecendo materiais e exemplos de atuação; o segundo são as demandas coletivas ou com caráter repetitivo; e o terceiro, promover a articulação com a rede de proteção em nível estadual e auxiliar os Defensores na articulação com a rede de proteção em nível municipal”, afirma Marcelo.

“As crianças e adolescentes são um dos grupos mais vulneráveis existentes e, por isso, necessitam de uma atuação mais intensa da Defensoria. O núcleo traz, então, a possibilidade de colocar em prática ações estratégicas, em âmbito estadual, para esse grupo”, complementa Lívia.

O evento também contou com uma palestra do juiz de Direito Sérgio Kreuz, sob o tema “Direito à convivência familiar da criança e do adolescente”, que abordou questões de abandono, adoção e acolhimento institucional no país.

Além da presidente da Adepar e do coordenador do núcleo, compuseram a mesa de honra do evento o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, a deputada Claudia Pereira (PSC), o diretor legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, a desembargadora Rosemarie Pimpão, o juiz Sérgio Kreuz, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Alann Caetano Bento, e o assessor especial da juventude no Paraná, Lucas de Brito Miguel.

Rolar para cima