Pesquisar

Notícias

10 anos do Estatuto da Igualdade Racial – 6ª homenagem

Hoje a 6ª homenagem celebra não somente os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial mas também o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. E a nossa homenageada é a ativista do Movimento Negro Vilma Santos de Oliveira ou Yá Mukumby, como era conhecida.  

Vilma nasceu em 1950, em Jacarezinho, no Paraná, e viveu até os 63 anos. Em 1961, sua família se mudou para Londrina, onde ela foi presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ajudou a implantar o sistema de cotas raciais para negros na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a fundar a AABRA (Associação Afro-Brasileira) de Londrina.  

Ela também fundou e coordenou por 45 anos o terreiro Candomblé Ilê Axé Ogum Megê, em Cambé. Foi uma das mães de santo do candomblé mais conhecidas no Paraná e referência do Movimento Negro no estado.

Dia Estadual da Mulher Negra

A ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná) aproveita ainda para parabenizar a Assembleia Legislativa do Paraná pela aprovação do projeto de lei 600/2016, de autoria dos deputados Professor Lemos e Do Carmo, que inclui no calendário oficial do Paraná o Dia Estadual da Mulher Negra, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.

Rolar para cima