A nova defensora pública do Paraná, Mariane Guimarães dos Santos, tomou posse nesta segunda-feira (05) na Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), em Curitiba. Ela foi aprovada no IV Concurso Público para a carreira, finalizado em 2022, e atuará na sede de Francisco Beltrão, sudoeste do estado. Ela iniciará os trabalhos ainda neste mês, após realizar um curso preparatório.
O presidente da ADEPAR, Erick Lé Palazzi Ferreira, esteve presente à posse. “Em nome da diretoria, dou as boas-vindas à nossa mais recente associada. Acredito que experiência e paixão pela defesa dos direitos fundamentais são a base para a missão de contribuir para um ambiente mais justo e igualitário. tenho certeza que a presença da Mariane irá reforçar esse compromisso contínuo da Defensoria”, disse.
A defensora pública nomeada afirma realizar um sonho profissional e pessoal ao ingressar na DPE-PR, pois vê a possibilidade de auxiliar na redução das desigualdades sociais por meio da prestação do serviço à população. “O acesso à justiça é direito fundamental, e a Defensoria Pública promove tal direito garantindo humanidade e dignidade àqueles que mais necessitam, e é com essa história e missão que me identifico e me realizo pessoalmente”, destaca ela.
“Sempre que damos posse a um aprovado, nós renovamos o nosso compromisso com a população marginalizada do estado do Paraná, uma vez que respeitamos a continuidade do serviço público prestado pela Defensoria Pública, tão nobre e indispensável àqueles que mais precisam”, afirma Olenka Lins e Silva, defensora pública-geral em exercício. Ela destaca que a chegada da nova colega fará toda a diferença no atendimento aos usuários e usuárias da instituição.
A nova defensora do Paraná é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Candido Mendes e em Tribunal do Júri e Execução Criminal pela Faculdade Legale. Desde 2017, atuou como advogada autônoma. Já foi estagiária na Defensoria Pública da União durante a graduação, e voltou a atuar como voluntária na instituição entre 2018 e 2021. Também fez parte de uma equipe de curso jurídico voltado a concursos de Defensorias Públicas. Ela tem 30 anos e nasceu na cidade de Itaperuna, noroeste do estado do Rio de Janeiro.
*Com informações da DPE-PR