Pesquisar

Notícias

III Encontro anual de Teses Institucionais da DPPR

Para dar início às comemorações do Dia da Defensora e do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio, a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) e a Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná) realizaram o III Encontro anual de Teses Institucionais da DPPR (Defensoria Pública do Paraná).

O evento aconteceu, no dia 17 de maio, no Hotel Bourbon, em Curitiba. Ao longo do encontro, foram defendidas, por Defensoras e Defensores de diversas cidades do Paraná e pelos aprovados no III concurso, 11 teses institucionais. O objetivo dos trabalhos é contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da atuação das Defensoras e dos Defensores dentro da DPPR.

“O Encontro de Teses é um momento importante para debater e refletir sobre o  trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Defensoras e Defensores do Paraná. É uma oportunidade de conhecermos e entendermos outros pontos de vista sobre temas relevantes que fazem parte das nossas atividades diárias. Essa troca é realmente enriquecedora”, ressaltou o vice-presidente da Adepar, Ricardo Padoim.

A Defensora Pública Renata Gomes da Silva

“Esse evento possibilita não só o encontro pessoal de Defensores e de Defensoras que estão nas comarcas do interior e do litoral, mas também cria uma uniformidade, uma unificação nos trabalhos que são desenvolvidos dentro do dia a dia da Defensoria. É uma ocasião importante de fortalecimento da carreira e de união entre os Defensores”, destacou a presidente da Edepar, Flávia Palazzi.

Dentre as teses aprovadas, o trabalho dos Defensores Antonio Vitor Barbosa de Almeida e Mariana Nunes foi premiado.

“É essencial que as Defensorias e associações estimulem eventos que permitam o  compartilhamento de casos exitosos e de teses que talvez precisem ser levadas adiante numa atuação contramajoritária que é característica da Defensoria Pública no sistema de justiça. O encontro ainda tem o importante objetivo de fomentar o debate e oportunizar reflexões críticas em relação aos institutos jurídicos, o que é de extrema importância para que o Defensor não perca a essência da sua missão, principalmente em tempos de perdas de garantias e direitos. Por fim, registro o agradecimento à minha amiga e coautora da tese, Defensora Mariana Nunes”, pontuou o Defensor Antonio Vitor Barbosa de Almeida.

O Defensor Público Antonio Vitor Barbosa de Almeida

Além das apresentações das teses, foram lançados os livros  “O Tribunal do Júri e a Defensoria Pública” e “Teoria dos sistemas e Direito Penal radical”  de autoria dos Defensores Públicos Bruno Passadore e Alexandre Gonçalves Kassama, respectivamente. A Edepar também aproveitou a oportunidade e lançou a Revista Jurídica da Defensoria Pública do Paraná.

Os Defensores Públicos Alexandre Gonçalves Kassama e Bruno Passadore

As Defensoras e os Defensores também participaram de um almoço de confraternização promovido pelas entidades. Representaram também a Adepar no evento os diretores Wisley dos Santos, Marcelo Pimentel, Tiago Bertão, Carlos Moreira Lima e Júlio César Salem Filho.

O encontro contou ainda com a participação do Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, do chefe de Gabinete da Defensoria Pública-Geral, Paulo Cinquetti Neto, do subdefensor Público-Geral, Matheus Munhoz, e do 2º subdefensor Público-Geral, Rodolpho Mussel de Macedo.

Hoje, dia 18 de maio, a Adepar dá sequência às comemorações do Dia da Defensora e do Defensor Público com um almoço especial na churrascaria Jardins Grill.

Em breve, vamos publicar aqui no nosso site os trabalhos de todos os autores aprovados.

Confira mais fotos do evento!

Rolar para cima