Pesquisar

Notícias

ADEPAR participa da Semana da Mulher promovida pelo TJ-PR

A desembargadora do TJPR Priscilla Placha Sá, a coordenadora do Nudem, Lívia Brodbeck, a estagiária de pós-graduação da DPE-PR Vanessa Fogaça Prateano, a professora e doutora Eneida Desireé Salgado, e o ouvidor geral-externo da DPE-PR, Thiago Hoshino

A presidente da ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), Ana Caroline Teixeira, e outros membros da Defensoria participaram ontem, dia 2 de março, da abertura da Semana da Mulher, evento que está sendo promovido pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná).

A Semana da Mulher segue até sexta-feira, dia 6 de março, promovendo palestras, apresentações e oficinas sobre temas variados que envolvem a defesa dos direitos das mulheres e o empoderamento feminino.

A abertura do evento ficou a cargo da desembargadora Priscilla Placha Sá e, em seguida, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura fez as suas considerações. Ambos enalteceram o papel que as mulheres vêm desempenhando em nossa sociedade e explicaram os objetivos da Semana da Mulher.

Depois foi a vez da professora e doutora Eneida Desireé Salgado, que palestrou sobre a representatividade da mulher no ambiente de trabalho e em espaços de poder.

Também participaram do primeiro dia de evento o ouvidor geral-externo da DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná), Thiago Hoshino, a coordenadora do Nudem (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), Lívia Brodbeck, e a estagiária de pós-graduação da DPE-PR Vanessa Fogaça Prateano. 

“Participar do evento foi muito enriquecedor. A conferência da professora Eneida foi incrível, pois expôs que, embora tenhamos avançado muito nos direitos e garantias da mulher, ainda temos muito que lutar por igualdade de gênero, ocupando espaços de poder que são hoje dominados por homens, inclusive no Sistema de Justiça”, pontua a presidente da ADEPAR, Ana Caroline. 

“Foi um evento muito positivo que teve como objetivo conscientizar a respeito das lutas das mulheres e identificar quais nossos maiores desafios. A fala da professora Eneida foi de extrema relevância e destacou a ausência da mulher em espaços de poder como a política, dentro do sistema de justiça e a falta de políticas pública para as mulheres”, acrescenta a coordenadora do Nudem, Lívia Brodbeck. 

“É fundamental que todas as instituições do Sistema de Justiça, como responsáveis pelos direitos humanos, possam estar integradas na mesma proposta de enfrentar o machismo e todas as formas de violência contra as mulheres, tanto disseminadas na sociedade, quanto dentro das próprias instituições”, finaliza o ouvidor geral-externo da DPE-PR, Thiago Hoshino. 

Clique aqui e confira a programação completa.

 

Rolar para cima