Pesquisar

Notícias

Mais de 300 pessoas são atendidas durante mutirão organizado pela Adepar para comemorar o Dia do Defensor Público

mutirao-dia-do-defensor-19-05-2016-43

A estudante do curso técnico de enfermagem Débora de Sena Silva, 30, chegou hoje cheia de dúvidas. Há cerca de seis anos separada, não sabia como lidar com o fato do ex-companheiro não pagar pensão alimentícia com regularidade para o filho de 10 anos.

“Um mês ele paga, cinco não; depois dá 100 reais, depois dá o que quer”, explicou ela, que teve suas dúvidas esclarecidas durante o mutirão de orientação jurídica que a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) promoveu hoje, dia 19 de maio, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, das 10h às 17h.

Além dela, mais de 300 pessoas tiveram a oportunidade de conversar com Defensores Públicos do Paraná para tirar dúvidas nas mais diversas áreas jurídicas, como direito de família, cível e criminal.

O atendimento prestado à população paranaense hoje faz parte da comemoração ao Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio.

“A Defensoria existe para garantir os direitos individuais e coletivos da população, mas tem muita gente que desconhece o nosso papel. Os mutirões são muito importantes porque possibilitam uma interação maior nossa com as pessoas, permitindo que elas conheçam o nosso trabalho e saibam quais são os seus direitos”, disse a presidente da Adepar, Thaísa Oliveira.

A dona Doraci Lopes, 65, que tem questões pendentes com empresas telefônicas, disse que nunca tinha tido contato com a Defensoria, mas que, após ser atendida hoje, estava pronta para correr atrás dos seus direitos.

Segundo a vice-presidente da Adepar, Lívia Brodbeck, a Defensoria do Paraná, apesar de jovem (foi criada em 2011), já vem se consolidando como uma instituição forte que faz a diferença na vida da população paranaense.

“No Estado são prestados cerca de 5 mil atendimentos por mês pela Defensoria do Paraná, que possui apenas 109 Defensores atuando em 25 comarcas”, ilustrou Lívia.

O mutirão foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou dois agentes para prestar esclarecimentos sobre a dengue.

Na cidade de Londrina, a equipe da Defensoria também promoveu um mutirão no calçadão da Avenida Paraná das 9h às 13h, atendendo a muitas pessoas.

Rolar para cima