No último sábado, dia 15 de outubro, os estudantes do 5º ano do curso de Direito do ISULPAR (Instituto Superior do Litoral do Paraná) tiveram a oportunidade de vivenciar as situações que acontecem em um júri e conhecer o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública na área criminal. O Defensor Público do Paraná, em Paranaguá, Wisley dos Santos, promoveu um simulado com a participação dos alunos.
A representação foi feita com a orientação da juíza Pamela Dalle Grave, acompanhando o estudante no papel de juiz; do delegado Nilson Diniz, na parte de acusação; e do Defensor Público do Paraná Wisley dos Santos que guiou a defesa do caso feita pela Defensoria Pública.
Para a experiência dos estudantes ser ainda mais próxima da realidade um processo original foi utilizado. O exercício durou dois meses e, ao longo desse período, o Defensor Público do Paraná, em Paranaguá, Daniel Pereira, ministrou uma palestra explicando o papel da Defensoria Pública no tribunal do júri.
“Práticas como essa são importantes para apresentar o trabalho da entidade no tribunal do júri e na área criminal. Promover uma atividade em que a defesa não é feita por advogados e sim pela Defensoria Pública fortalece ainda mais o conhecimento dos estudantes sobre a instituição”, afirmou Wisley.