Pesquisar

Notícias

Chega ao fim curso de mediação judicial promovido pela Adepar e Edepar com revisão de conceitos e simulação de caso

curso-mediacao-15-06-2016-01

No auditório da DPPR (Defensoria Pública do Paraná), em Curitiba, a cena está armada: duas mediadoras judiciais estão sentadas com duas pessoas e mais suas respectivas “advogadas” para resolver um conflito por falta de pagamentos pela compra de um carro.

Todos são alunos do curso de “Técnicas de Conciliação e Mediação nas Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça”, que teve fim hoje, dia 15 de junho, com a simulação do caso exposto acima e também o reforço de conceitos e técnicas indispensáveis que foram apresentados nos dois primeiros dias de aula.

De acordo com a instrutora Caroline de Lima Pelanda, que trabalha com mediação desde 2012 e é servidora do Tribunal de Justiça do Paraná, a mediação judicial é uma forma importante e viável de resolução de conflitos porque facilita a comunicação entre as partes em disputa, permitindo que os casos sejam resolvidos de maneira rápida e mais tranquila.

mediacao-15-06-2016-02
A instrutora Caroline Pelanda e o diretor da Adepar, Dezidério Lima

Durante três dias, Pelanda abordou, com os cerca de 30 participantes do curso, os aspectos mais importantes da mediação nos termos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Primeiramente, ela apresentou uma visão geral da mediação e depois explicou como funciona o processo todo, compartilhando técnicas e fundamentos que são usados por mediadores judiciais. Por fim, colocou os alunos à prova.

O curso foi resultado de um trabalho em conjunto desenvolvido pela Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) e pela Edepar (Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná).

Segundo explica o diretor da Adepar, Dezidério Machado Lima, a ideia é propagar a cultura da mediação no sistema de justiça brasileiro e, principalmente, neste momento, na Defensoria, de modo que mais casos sejam resolvidos de maneira pacífica e rápida.

Para fechar o assunto, no dia 17, sexta-feira, Dezidério e a assessora jurídica da DPPR Caroline Barreto Wrobel irão ministrar a palestra “Mediação na Defensoria Pública (Procedimentos éticos e confecção do instrumento de composição)”, às 13h, também no auditório da DPPR, em Curitiba.

No site da Adepar

A Adepar vai disponibilizar o curso em seu site para os Defensores e servidores da DPPR que tenham interesse.

mediacao-15-06-2016-03

Rolar para cima