Quem caminhar pelo calçadão da Rua XV de Novembro, na sexta-feira (26/5), a partir das 13h, poderá tirar dúvidas e receber orientações jurídicas voltadas para as pessoas com deficiência. A blitz gratuita será na Boca Maldita e é oferecida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), com o apoio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba.
A ação faz parte da campanha nacional Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão, iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). O objetivo é destacar o papel desempenhado pelos defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
De acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, durante a ação a equipe da Prefeitura vai apresentar todos os serviços gratuitos que o município oferece para as pessoas com deficiência.
“Além das informações jurídicas, como direitos, benefícios e isenção de impostos, vamos ter uma intérprete da Central de Libras para facilitar a comunicação das pessoas surdas que procurarem a blitz”, disse Denise Moraes.
Serviços gratuitos
Entre os serviços gratuitos do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência está a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que oferece acessibilidade de comunicação aos surdos em Curitiba, como consultas médicas, entrevistas de trabalho, tribunais e outros.
Outro serviço é o Transporte Acesso, micro-ônibus equipado com elevador, cadeira de rodas e outros acessórios adequados, que busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até o seu compromisso e a deixa novamente em casa.
Também há a Câmara Técnica de Acessibilidade, que tem como missão propor ações e promover políticas municipais de acessibilidade para uma cidade inclusiva e cidadã. Além disso, estão disponíveis às pessoas com deficiência o atendimento psicossocial, jurídico e apoio à empregabilidade.
Serviço: Blitz com orientação jurídica para pessoas com deficiência
Data: sexta-feira (26/5), a partir das 13h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, Boca Maldita, Centro