Pesquisar

Notícias

AGE discute eleições e campanha nacional 2023

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) promoveu, nesta quinta-feira (20), assembleia geral extraordinária. A presidenta da ADEPAR, Jeniffer Scheffer, participou do evento. O encontro foi conduzido pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e pela vice-presidenta institucional, Rita Lima. A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) foi a anfitriã, que ocorreu de forma presencial em Gramado (RS) e online.

Durante a AGE, as defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo, além de pautas institucionais.

“Um dos principais temas foi o balanço da participação da ANADEP no primeiro turno das Eleições. Uma missão muitas importante que reafirmou o papel da Defensoria Pública no processo eleitoral”, contou Scheffer.

Rivana Ricarte apresentou detalhes da atuação do 1º turno e das preparações para o 2º turno. Um dos destaques mencionados foram as visitas das Associações Estaduais e do DF aos Tribunais Regionais Eleitorais e as inserções na imprensa sobre o tema.

“A ANADEP compreende que a iniciativa traz o olhar da Defensoria Pública sobre o processo eleitoral e contribui para o aprimoramento do sistema. Concluímos essa primeira etapa das eleições celebrando o sistema eleitoral como instrumento de expressão da Democracia, e reconhecendo a importância dos mecanismos eleitorais para a preservação da segurança jurídica e da dignidade da pessoa humana”, pontua a dirigente.

Também foi debatido o tema para a campanha nacional para 2023. “Levei a proposta do nosso associado Fernando Redede Rodrigues, Coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventudedo Paraná, que sugere que demos prioridade à pauta de proteção à infância”, contou a Presidenta Jeniffer Scheffer.

Rolar para cima