Representando a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), a diretora de relações institucionais e comunicação, Mariela Tozetto, marcou presença, no dia 15 de março, no seminário “A Mulher na Defensoria Pública”, realizado pela Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), Comissão Especial dos Direitos da Mulher e a Enadep (Escola Nacional de Defensores Públicos).
O evento aconteceu em Brasília e faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Um dado interessante apresentado no seminário foi que 49% dos cargos da Defensoria Pública são ocupados por mulheres, segundo a Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
“A pesquisa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro apresentada no seminário promoveu o debate sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero dentro das instituições, tanto para nós, Defensoras Públicas, como também para as mulheres que atendemos na Defensoria”, explica Mariela.
As palestras foram ministradas pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do Distrito Federal e representante da Comissão da Mulher da Anadep, Dulcielly Almeida, pela psicóloga e pesquisadora Rachel Moreno e pela professora e doutora em psicologia pela UnB (Universidade de Brasília), Valeska Zanello. Elas abordaram, respectivamente, os temas “A Mulher na Defensoria Pública e a vivência institucional”, “A imagem da mulher na mídia” e “Saúde mental e gênero”.
“Acho muito importante eventos que trazem como foco a mulher, especialmente neste mês de março que estamos celebrando a luta e efetivação dos nossos direitos. As palestras, com profissionais de referência, foram enriquecedoras pois trouxeram conhecimentos que podemos aplicar nas Defensorias locais”, concluiu Mariela.
Durante o seminário, a vice-presidente da Anadep, Thaísa Oliveira, homenageou a vereadora Marielle Franco (PSOL), que foi morta a tiros, no dia 14 de março, no centro do Rio de Janeiro.
Também estiverem presentes no evento o presidente da Anadep, Antonio Maffezoli, a diretora da Enadep, Fernanda Mambrini e a Subdefensora Pública-Geral do Distrito Federal, Karla Núbia Rodrigues de Sousa.