A cidade de Paranaguá agora conta com 20 novos Defensores e Defensoras Populares. É que alunos do Proeja-Fic, do Instituto Federal do Paraná em Paranaguá (IFPR-Paranaguá), concluíram o curso de “Defensoria Popular” no dia 12 de dezembro, recebendo os seus diplomas.
O objetivo do curso, que contou com a colaboração da Defensoria Pública do Paraná, é a formação de cidadãos mais conscientes sobre os seus direitos e deveres que possam contribuir no combate aos problemas sociais propagando conhecimento para outras pessoas da sua comunidade.
O curso, ministrado pelo Defensor Público Wisley dos Santos e pelos professores do Proeja-Fic Roberto Martins e Cíntia Tortato, foi realizado semanalmente durante quase todo o ano de 2017.
Dentre as atividades realizadas os alunos tiveram a oportunidade de estagiar na Defensoria em Paranaguá e de visitar diversos bairros da cidade para palestrar sobre assuntos importantes que envolvem justiça, direitos humanos e cidadania, como a violência doméstica.
“Aplicamos uma metodologia específica para os alunos do projeto e reforçamos a importância da educação em direitos e o papel da Defensoria Pública. O que fizemos foi um trabalho extrajudicial de fortalecimento da cidadania e de capacitação de atores sociais”, ressaltou o Defensor Público Wisley.
Além de receberem seus diplomas, os alunos foram homenageados com menção honrosa na Câmara Municipal de Paranaguá.
Uma nova turma de Defensores e Defensoras Populares já está sendo planejada para 2018 e deve ter o apoio do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná (NUCIDH) e da Defensoria Pública da União (DPU).
Novos Defensores e Defensoras Populares
Os novos Defensores e Defensoras Populares são: Ana Marta Mendes de Paula Villamayor, Bruna Fernandes dos Santos, Daniela Alves da Silva, Eliciane Costa Cordeiro, Elisângela Martins dos Santos, Elizabeth Pires Mathias, Eveline Lopes da Silva, Glaucia Cristiane Alves, Janaina Castanho Squenine, Jenifer Freitas B. Marques, Josiane Constantino, Leonardo Alves da Silva, Lilian Cristina V. Pires, Marcielli Leite Santana, Mauri Marques Machado Correia, Mislene Cordeiro Alves, Rohana Paula H. Silva, Sandra Machado Martins, Selma Alves Leite e Vagner Roberto de Paula R. Vieira.