Pesquisar

Mediação judicial desonera o poder judiciário e propaga cultura da paz, defendem Defensor Público do Paraná e assessora jurídica da Defensoria durante palestra

palestra-mediacao-17-06-2016-2

“O futuro do direito passa pela mediação (judicial), passa por você estabelecer uma cultura de paz, de você desestimular o conflito perante o judiciário”.

Foi assim que o diretor da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Dezidério de Lima Machado, deu início, na companhia da assessora jurídica da Defensoria Caroline Barreto Wrobel, à palestra “Mediação na Defensoria Pública”.

O evento foi realizado na tarde de hoje, dia 17 de junho, no auditório da DPPR (Defensoria Pública do Paraná), em Curitiba.

Dezidério e Caroline falaram muito hoje sobre a importância da mediação judicial e do respeito e da ética no tratamento das pessoas que usam os serviços da Defensoria. Também compartilharam com os participantes muitas noções de direito de família.

Eles ainda entregaram aos que participaram da palestra um modelo de termo final de acordo extrajudicial que pode ser usado nos casos resolvidos por meio de mediação judicial.

palestra-mediacao-17-06-2016-1
A assessora jurídica da Defensoria Caroline Wrobel e o diretor da Adepar, Dezidério Machado

A palestra serviu como um complemento ao curso de “Técnicas de Conciliação e Mediação nas Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça” que foi ministrado pela mediadora judicial e servidora do Tribunal de Justiça do Paraná Caroline de Lima Pelanda entre os dias 13 e 15 de junho.

Segundo Dezidério, a ideia do curso e da palestra foi capacitar a equipe da Defensoria e propagar o método de mediação na resolução de conflitos que sobrecarregam o sistema judiciário brasileiro. Assim, os embates seriam resolvidos no diálogo entre as partes envolvidas, propagando uma cultura de paz e deixando de onerar o judiciário.

Dezidério informa também que está sendo estudada, com o apoio do Centro de Atendimento Multidisciplinar da DPPR, a implantação de um projeto-piloto de um setor de mediações judiciais na Defensoria.

A palestra e o curso foram promovidos pela Adepar em parceria com a Edepar (Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná). Nas próximas semanas, o curso e a palestra vão estar disponíveis no site da associação para os servidores da DPPR interessados.

Rolar para cima