Pesquisar

Adepar celebra a chegada de 36 novos defensores públicos no Paraná

Nesta quinta-feira, dia 31 de março, a Defensoria Pública do Paraná dará mais um passo importante com a chegada de 36 novos defensores públicos que foram aprovados no concurso que se iniciou em 2014. A Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) celebra essa chegada com muita festa e orgulho, já que tem reivindicado constantemente um aumento no quadro de defensores e também melhores condições de trabalho.

A Defensoria Pública foi instituída no Paraná com 23 anos de atraso, já que está prevista na Constituição Federal de 1988. Atualmente, conta com apenas 73 defensores atuando em 21 das 161 comarcas do Estado. Mas a boa notícia é que os novos defensores públicos do Paraná estão cheios de vontade de trabalhar.

É o caso da Ana Caroline Teixeira, futura defensora. Ela disse que está empolgada com a possibilidade de consolidar e fortalecer o trabalho da Defensoria Pública do Paraná, trazendo mais visibilidade para os defensores.

“O direito abrange tantas questões, mas é a defensoria que atinge as questões mais sensíveis da sociedade. É a defensoria que luta por mais igualdade, por mais justiça”, afirmou Teixeira.

O mesmo sentimento de querer fazer a diferença na sociedade e ainda valorizar o trabalho do defensor público é compartilhado por Mariana Gonzaga Amorim, também aprovada no último concurso. Segundo ela, a hora é de trabalhar e de cumprir com o papel que cabe aos defensores públicos.

“O defensor é um instrumento que atua para garantir os direitos fundamentais”, pontuou Amorim, dizendo que a defensoria é um sonho antigo e que foi traçado já desde os tempos da universidade.

De acordo com a presidente da Adepar, Thaísa Oliveira, a posse dos novos defensores públicos do Paraná representa mais uma vitória para a população paranaense.

“Ainda há muito o que se melhorar em termos de salário, de estrutura e da quantidade de defensores, de servidores e do quadro de apoio, mas, sem dúvidas, os novos defensores chegam para dar mais ânimo e para contribuir com a consolidação da defensoria paranaense, já que se estima que cerca de 70% da população do Paraná seja potencial usuária dos serviços da defensoria”, disse Oliveira.

Os 36 novos defensores devem começar a atuar já durante a segunda quinzena de abril, após participar de um curso de formação de duas semanas.

Rolar para cima