História

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar) é uma instituição sem fins lucrativos que representa os membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, reivindicando e trabalhando na defesa de seus direitos e de seus interesses.

É associada à Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos) e, ao lado dela, empenha-se também em mostrar para a sociedade o papel fundamental que a Defensoria Pública desempenha em um regime democrático, oferecendo assistência jurídica gratuita e integral para os necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal.

A Adepar foi fundada, oficialmente, em 29 de novembro de 2014 após a nomeação dos aprovados no I Concurso para Defensor Público do Paraná, que foi realizado entre agosto de 2012 e março de 2013.

O nascimento da Adepar, no entanto, está vinculado à luta que os aprovados no I concurso encamparam para que o governo do Estado os nomeasse depois da divulgação do resultado, em maio de 2013. Diante da relutância do governo, os futuros defensores públicos do Paraná se mobilizaram e iniciaram uma campanha de conscientização sobre a importância da Defensoria Pública para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A mobilização do grupo ocorreu, principalmente, por meio das redes sociais, mas chegou até a ocupar as ruas do centro de Curitiba, com o lema “Defensoria Pública do Paraná, uma questão de justiça!”. A festejada posse aconteceu no dia 30 de outubro de 2013 e foi motivo de muito orgulho para todos que se dedicaram à luta.

Por isso, a nomeação e a posse dos aprovados no I Concurso para Defensor Público do Paraná são consideradas a primeira grande conquista da Adepar.

Abaixo conheça quem participa ou já integrou a diretoria da Adepar.

Diretoria Gestão 2017-2019 +

Diretoria Gestão 2016-2018 +

Diretoria Gestão 2014-2016 +