Pesquisar

Notícias

Racismo institucional é tema de palestra realizada na DPE-PR em Foz do Iguaçu

Os funcionários da DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná) em Foz do Iguaçu participaram, na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, de uma palestra sobre racismo institucional, ministrada pela professora de antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, mestre e doutora em antropologia social Angela Maria de Souza.

Em sua apresentação, Angela fez uma abordagem histórica do racismo no Brasil e de como ele se perpetuou no país. A professora também falou sobre as formas de superação da estrutura racista e destacou ainda a importância dos movimentos de resistência.

A iniciativa de organizar o evento foi da psicóloga da DPE-PR Naíra Frutos Gonzales, que recebeu o apoio das defensoras Elis Nobre, Luiza Northfleet Przybylski, dos defensores João Longhi e Vinicius Santos de Santana e dos demais servidoras(es), estagiárias(os) e terceirizadas(os).

“Falar desse tema dentro da Defensoria Pública é de extrema relevância, uma vez que temos hoje dentro da instituição a maioria dos integrantes brancos. Por isso, é preciso entender sobre racismo e sobre o preconceito que está enraizado na sociedade. O debate foi muito interessante, houve dúvidas e depoimentos dos participantes”, contou Naíra.

Ao longo de novembro, mês em que se celebra o dia da Consciência Negra, a Defensoria Pública do Paraná realizou uma série de atividades para debater o assunto.

“Ações como estas são importantes para que a Defensoria Pública se torne cada dia mais representativa, cumprindo seu papel institucional de garantir o acesso à justiça e combater as violações de direitos”, ressaltou a defensora Elis Nobre.

Rolar para cima