A presidenta da ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), Ana Caroline Teixeira, esteve reunida ontem, dia 25 de agosto, com os deputados estaduais Elio Rusch (DEM), Tadeu Veneri (PT) e com os assessores Luis Rosa e Thais Diniz. 

O objetivo foi apresentar o 2º Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil. O material contém dados relacionados às Defensorias Públicas do país, como número de defensoras e defensores, comarcas e déficit de profissionais. 

No estudo, o Paraná aparece como o estado com o menor número de defensoras e defensores. Hoje, são 108 profissionais, na data da pesquisa eram 99. O ideal é que o estado tenha 1 profissional para cada 10 mil habitantes de baixa renda, e para isso é preciso de mais de 741 defensores e defensoras.

“Os dados da pesquisa demonstram que a Defensoria Pública do Paraná ainda tem muito que se desenvolver, para isso, precisamos que as autoridades tomem conhecimento das principais demandas da instituição e busquem fortalecer a Defensoria para garantir acesso à justiça para as pessoas vulneráveis do estado”, ressaltou Ana.

O material é uma realização da ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Para conferir o estudo completo, clique aqui.