Pesquisar

Notícias

Por dentro da Adepar: entrevista com a vice-presidente, Lívia Brodbeck

entrevista-livia-por-dentro-da-diretoria-08-06-2016

Dando sequência a nossa série de entrevistas com diretores da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), hoje o bate-papo é com a vice-presidente da associação, Lívia Brodbeck.

Lívia é mineira de Juiz de Fora, formada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Defensora Pública no Paraná desde 2013.

Adepar – Por que você optou pela carreira de Defensora Pública?

Lívia Brodbeck – Após a graduação, eu estava inicialmente estudando para prestar concurso para o Ministério Público, instituição na qual havia estagiado durante a faculdade. Porém, ao focar meus estudos para a Defensoria Pública, inicialmente em virtude de ter que aguardar o prazo de três anos para prestar outros concursos, me apaixonei pela instituição, muito através dos artigos e dos textos apaixonados de alguns Defensores Públicos que hoje servem de modelo para mim.

Adepar – Já que é tão apaixonante assim, o que é ser Defensora?

Lívia Brodbeck – Ser Defensora Pública, para mim, é defender diariamente o óbvio em favor daqueles que não contam sequer com a garantia da obviedade. A sensação de reconhecimento, gratidão e satisfação que se sente exercendo essa profissão é impossível de se definir em palavras. Hoje tenho plena convicção de que não gostaria e nem saberia fazer qualquer outra coisa da minha vida. Sinto-me plenamente realizada como Defensora Pública no Paraná.

Adepar – Em que momento a Adepar entra na sua história? E qual a importância da associação?

Lívia Brodbeck – Eu sempre participei do diretório acadêmico da faculdade de direito e do Diretório Central dos Estudantes da UFJF. A organização classista sempre me interessou, pois vejo nela um real caminho para alteração e evolução das instituições. Por isso, ao entrar na Defensoria Pública do Paraná, logo quis me envolver com a associação, até porque, antes da nomeação, acompanhava o trabalho da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos) e via como era valioso para fins de valorização e consolidação da Defensoria Pública do Brasil.

A importância da Adepar é de, para além dos objetivos e finalidades de toda e qualquer associação, acompanhar e garantir o crescimento e florescimento de uma Defensoria Pública tão jovem, em meio a adversidades externas e grandes desafios internos. Além de significar uma união e fortalecimento dos membros da Defensoria do Paraná, penso que a Adepar representa também uma das pernas necessárias para que alcancemos a Defensoria Pública do Paraná que desejamos, o que pode ser confirmado por nossa atuação importantíssima nos últimos anos.

Adepar – Muitos projetos de interesse da Defensoria Pública do Paraná dependem, por exemplo, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional. Como é a atuação da Adepar nestes casos?

Lívia Brodbeck – A Adepar busca estar em pleno diálogo com a Assembleia Legislativa e com o Congresso Nacional, este último muito através da Anadep. É importante que os representantes parlamentares compreendam efetivamente qual é a atuação da Defensoria Pública, o que a instituição representa no sistema de justiça e para o estado democrático de direito e a consolidação dos direitos humanos. Esse é o primeiro passo.

Em seguida, é importante que eles percebam que muitos avanços para a instituição dependem de sua atuação, principalmente em termos de destinação orçamentária e valorização da carreira. Nestes termos, o trabalho da Adepar deve ser no sentido de, através do reconhecimento do trabalho dos membros, conversar com os deputados a respeito de alterações e imposições legislativas essenciais.

Por fim, muitas das pautas tratadas por nós diariamente passam pelas Casas Legislativas, por isso é sempre importante estar em constante diálogo para garantir que os direitos dos usuários dos serviços da Defensoria Pública sejam consolidados e fortalecidos.

Adepar – Dentro dessa ideia, o cumprimento da EC 80/2014, que determina que até 2022 exista ao menos um Defensor em cada comarca onde haja um promotor e um juiz, é uma das principais bandeiras da Adepar?

Lívia Brodbeck – Sem dúvidas. O principal norte da atuação da Adepar é de consolidação de uma Defensoria forte no Paraná, o que apenas será alcançado através do aumento de seu quadro, seguindo a determinação constitucional, juntamente com a garantia orçamentária para estruturação e valorização da carreira, de modo a diminuir drasticamente o índice de evasão dos membros. A EC 80 foi um dos maiores feitos da Anadep e deve ser levado a sério como objetivo primordial da Adepar.

Rolar para cima