Pesquisar

Notícias

Igualdade de gênero, violência e machismo foram temas do evento promovido pela ADEPAR e FAE

As professoras e a coordenadora do curso de psicologia da FAE Alexandra Rodrigues, Inaê Benchaya e Joyce Pescarolo, a presidente da ADEPAR, Ana Caroline Teixeira, a assistente social Mirna Carriel, a defensora pública do Paraná Patrícia Rodrigues Mendes, as psicólogas da DPE-PR Marcela de Oliveira Ortolan e Jéssica Paula da Silva Mendes e as professoras de psicologia da FAE Luana Cavicion e Maria do Desterro

“As falas me chamaram a atenção para situações que nós, mulheres, muitas vezes não costumamos enxergar. Então, a discussão de hoje foi bem importante para que tenhamos raciocínio crítico e reflexivo sobre o machismo e as violências sofridas pelas mulheres que estão perpetuadas em diversos ambientes”, contou Marcela Campiol, estudante de pós-graduação em psicoterapia infantil do Centro Universitário FAE.

Foi justamente com o objetivo de trazer uma reflexão sobre igualdade de gênero, violência e machismo que a ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná) e o Centro Universitário FAE promoveram ontem, dia 11 de março, a mesa-redonda “Mulheres e violências: debate interdisciplinar sobre instituições, violências simbólicas e caminhos para superação”. O evento foi realizado na FAE, em Curitiba.

“É fundamental fomentar a discussão de temas tão relevantes como estes, principalmente dentro das universidades e de outras instituições de ensino. A nossa proposta foi promover um debate para que os alunos pudessem entender mais sobre os direitos das mulheres e as violações que ocorrem nos mais variados ambientes”, explicou a presidente da ADEPAR, Ana Caroline Teixeira. 

A presidente da ADEPAR, Ana Caroline Teixeira

As palestras foram ministradas pela assistente social Mirna Carriel, pela psicóloga da DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná) Marcela de Oliveira Ortolan e pela defensora pública do Paraná Patrícia Rodrigues Mendes. Participaram também do evento a psicóloga da DPE-PR Jéssica Paula da Silva Mendes e a coordenadora do curso de Psicologia da FAE, Joyce Pescarolo.

Em sua fala, Mirna apresentou índices e casos de violência contra a mulher. Ela também falou sobre a importância da conscientização dos mais jovens.

“No evento de hoje, contamos com a presença de graduandos de diversas áreas, como, por exemplo, psicologia, direito e filosofia, profissionais que podem vir a atuar com questões de violências, de média e alta complexidade, contra a mulher. Por isso, é de suma importância sensibilizarmos os estudantes para que quando atuem em suas profissões tenham mais embasamento”, explicou Mirna. 

A assistente social Mirna Carriel

Logo após, a psicóloga Marcela abordou algumas características do machismo que estão presentes em nossa sociedade. 

“O machismo que acontece no cotidiano até pouco tempo não tinha um nome específico. O que ocorre é que a mulher se sente mal por conta de uma situação, mas não consegue identificar ou nomear. Então, o objetivo foi mostrar que essas violações ocorrem e é possível nomeá-las e combatê-las”, esclareceu Marcela.

A psicóloga da DPE-PR Marcela de Oliveira Ortolan

Já a defensora pública Patrícia mediou o debate trazendo questões atuais sobre o perfil dos membros do Sistema de Justiça, disparidades sociais entre o Judiciário os jurisdicionados e problematizações a respeito da postura de profissionais que atuam com mulheres e crianças em situações de violência domésticas.

“A ideia foi ampliar o debate a respeito de vários assuntos que estão presentes no nosso dia a dia. Eu trouxe para a discussão exemplos da minha área de atuação e algumas posturas comuns com relação à mulher no ambiente de trabalho. Abordei também as formas de enfrentamento às violações de direitos das mulheres”, explicou Patrícia. 

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com as palestrantes, contribuindo com a mesa-redonda. 

A defensora pública do Paraná Patrícia Rodrigues Mendes

Confira as fotos do evento!

Rolar para cima