Pesquisar

Notícias

DPE-PR realiza cerimônia de posse dos novos Defensores do Paraná e do Defensor Público-Geral

A música clássica da Camerata Antiqua de Curitiba embalou ontem, dia 5 de novembro, a cerimônia de posse dos 16 novos Defensores e Defensoras Públicas do Paraná e também do Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, que foi reeleito em agosto para o biênio 2019/2021. O evento foi realizado no Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense.

A noite de celebração teve início com a fala da presidente da Adepar (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), Lívia Brodbeck. Lívia parabenizou Eduardo pela reeleição, definindo a sua gestão como um período de grande impulsionamento da instituição, e desejou sucesso a ele e aos novos Defensores e Defensoras.

“Nosso ofício como defensores e defensoras é de uma beleza muito grande, mas ao mesmo tempo repleto de desafios. Lutamos contra o sistema e devemos resistir às sisas injustiças. E momentos como este, de uma cerimônia de posse, da chegada de novos colegas, são capazes de renovar as nossas energias e de nos lembrar da importância da nossa profissão”, destacou a presidente da Adepar.

A presidente da Adepar, Lívia Brodbeck

Em sua fala, o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, lembrou de conquistas da sua primeira gestão, como a criação de novas sedes da Defensoria no Estado e a ampliação do orçamento da instituição. Falou ainda sobre o seu amor à profissão e ao Paraná. E disse que vai continuar fortalecendo a instituição e a carreira, com, por exemplo, a criação de novos núcleos temáticos, o uso de novas tecnologias que facilitem a atuação da Defensoria e a realização de novas parcerias institucionais

Nas palavras de Eduardo, a Defensoria tem a capacidade de “mudar a vida das pessoas, simples assim”. Sobre a posse dos novos colegas, pontuou: “É uma ocasião muito importante, pois há o fortalecimento da instituição e a possibilidade de ampliação de atendimento, o que permite que mais pessoas tenham acesso à Justiça.”

O Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão

Parabenizando Eduardo e os novos Defensores e Defensoras, a corregedora-geral da DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná), Josiane Fruet Bettini Lupion, falou sobre os desafios para a consolidação da instituição no Estado e disse que a Defensoria tem um papel fundamental na redução das desigualdades e da pobreza.

Também participaram da cerimônia e compuseram a mesa de honra o Defensor Público-Geral do Rio Grande do Sul, Cristiano Ferreira Heerdt (representando o Condege, Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais); o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia (representando o Ministério Público do Paraná); o desembargador Celso Jair Mainardi (representando o Tribunal de Justiça do Paraná), o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a secretária-geral adjunta da OAB-PR, Christhyanne Regina Bortolotto, e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (representando a Alep).

A corregedora-geral da DPE-PR, Josiane Fruet Bettini Lupion

Momentos marcantes dos novos Defensores e Defensoras

A solenidade que marcou a chegada dos novos Defensores e Defensoras ficou ainda mais especial com a participação de familiares e amigos que, em um gesto simbólico, vestiram a beca de posse nos homenageados da noite. Agora, a DPE-PR conta com 111 Defensores no Estado.

Outro momento importante foi o discurso da Defensora Ana Luisa Miola e do Defensor Cauê Freire Ribeiro, escolhidos para representarem os empossados.

“Nossa fala foi no sentido de lembrar que o nosso papel é dar voz aos que não são escutados e visibilidade aos invisíveis”, explicou o Defensor Cauê.

“Fazer o discurso da posse foi uma responsabilidade, mas também uma felicidade. Ser Defensora sempre foi o meu sonho. Mas, por um tempo, esse sonho pareceu muito distante. Por isso, essa solenidade é uma ocasião muito especial”, completou a Defensora Ana.

E qual a expectativa e emoção de ser Defensor ou Defensora?

“Ser nomeado para o cargo de Defensor foi, sem dúvida, a minha maior realização profissional e pessoal. Sinto-me extremamente entusiasmado com a oportunidade de poder contribuir para a efetivação dos direitos da parcela mais vulnerável da população. Sei que os desafios serão grandes mas, com certeza, iremos superá-los com muito trabalho e determinação”, Defensor Tales Miletti Dutervil Cury.

“A expectativa é com o potencial que a DPE-PR tem para crescer e a possibilidade de prestar um serviço cada vez melhor ao usuário. A espera pela nomeação foi cercada de alguma insegurança, mas chegar nesse ponto com a lista do concurso esgotada é motivo de imensa alegria, pela Defensoria e pelos colegas do III concurso”, Defensora Renata Groetaers dos Santos.

“Minha família é de Londrina, por isso, ser nomeada para a Defensoria do Paraná foi realmente bem emocionante. Sobre as expectativas eu tenho duas visões: uma sobre o crescimento pessoal pelo fato do cargo nos colocar em contato com os mais necessitados e possibilitar reflexões sobre os problemas da sociedade. E a outra sobre o crescimento profissional que espero conquistar a cada dia junto ao desenvolvimento da instituição”, Defensora Amanda Louise Ribeiro da Luz.

“Ser nomeada foi uma emoção muito grande, a realização de um sonho que se iniciou em 2017 quando saiu o edital do concurso. Minhas expectativas são de contribuir para que a população vulnerável do Paraná tenha mais acesso à justiça e de também colaborar com a expansão da Defensoria Pública desse Estado que agora vai se tornar minha casa”, Defensora Danielle Pereira dos Santos.

“Foi um processo de muita luta e muita espera, mas que valeu extremamente a pena. Hoje, depois de nomeado e atuando como Defensor Público, sinto que grande parte das minhas expectativas estão sendo realizadas. É um cargo que exige muita dedicação”, Defensor Renato Albuquerque.

Quem são os novos Defensores e Defensoras do Paraná

Amanda Louise Ribeiro da Luz
Aline Valerio Bastos
Andrea da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes
Ana Luisa Imoleni Miola
Anna Carolina Carneiro Leao Duarte
Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro
Camila Raite Barazal Teixeira
Danielle Pereira dos Santos
Luana Neves Alves
Pedro Henrique Piro Martins
Renata Groetaers dos Santos
Renato Martins de Albuquerque
Tales Miletti Dutervil Cury
Talita Devos Faleiros
Terena Figueredo Nery
Thereza Rayana de Souza Klauck

Rolar para cima