Pesquisar

Notícias

Defensoria promove mês de conscientização sobre o racismo

Durante todo o mês de novembro, a DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná) está promovendo atividades de conscientização sobre o racismo. A iniciativa, que acontece às quartas-feiras, na Sede Central de Atendimento, envolve palestras, depoimentos e distribuição de cartilhas sobre o tema.

A ação é uma parceria da DPE-PR com a Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná), a Ouvidoria-Externa, o CAM (Centro de Atendimento Multidisciplinar) e o Nucidh (Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos).

“A ideia do evento é conscientizar as pessoas para uma cultura de valorização e respeito às diferenças, evidenciando que não é possível na nossa sociedade negar a existência do racismo, mas sim desenvolver ações para superação dessa situação injusta e desigual”, pontuou a coordenadora do Nucidh, Cinthia Azevedo.

O estagiário do Nupep (Núcleo de Política Criminal e Execução Penal) Filipe Almeida Gomes participa do projeto e, no dia 13 de novembro, fez uma fala sobre a importância de discutir o preconceito e a desigualdade racial.

“O racismo está enraizado em pequenas atitudes. É uma estrutura que envolve problemas sociais, por isso, é um tema que todos devem se colocar à disposição para entender e solucionar. Nesse sentido, se percebermos que a Defensoria Pública é essencial à função jurisdicional do Estado e tem um papel de assistência jurídica e promoção de direitos, é mais do que relevante que a instituição organize ações para enfrentar o racismo”, ressaltou Felipe

As atividades ocorrem no período da manhã, às 11h30, e vão até o dia 27 de novembro. A Sede Central da DPE-PR fica na rua José Bonifácio, 66, no Centro, em Curitiba.

Rolar para cima