Pesquisar

Notícias

Defensoria discute violência no ambiente de trabalho

Defensoras, servidoras, estagiárias e terceirizadas da DPPR (Defensoria Pública do Paraná) estiveram reunidas hoje, dia 20 de setembro, para participarem do evento “Mulheres no ambiente de trabalho”. O encontro aconteceu na sede central da instituição, em Curitiba.

“Procuramos abordar mais uma área de ofensa aos direitos das mulheres: O ambiente de trabalho. Nosso objetivo foi alertar sobre os tipos de violências que podem acontecer no local de trabalho e a quem recorrer nesses casos”, explicou a Defensora Pública e coordenadora do Nudem (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), Eliana Lopes.

Estiveram no evento a Defensora Pública Auxiliar do Nudem, Patrícia Mendes, e as Defensoras Públicas Cinthia Azevedo e Mariana Amorim.

O evento foi realizado pelo Nudem, pela Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), pela Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná) e pela Assedepar (Associação dos Servidores Públicos da Defensoria Pública do Paraná).

Na ocasião, a socióloga Cristiane Pires, que atua na coordenadoria de planejamento da DPPR, apresentou dados sobre o número de mulheres que fazem parte da instituição e quais cargos são ocupados por elas.

“Esse levantamento de dados que apresentei mostra que a Defensoria é majoritariamente composta por mulheres, mas que muitas vezes essa característica não é perceptível. Então, propus uma reflexão para que pudéssemos conhecer e entender o cenário em que estamos inseridas dentro da instituição”, pontuou Cristiane.

A socióloga Cristiane Pires

Durante o evento, as participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e também receberam uma cartilha impressa que traz informações sobre as diferentes situações de violação dos diretos das mulheres.

A psicóloga Marcela Ortolan, do setor de mediação da DPPR, também explicou as características do machismo dentro das instituições.

A psicóloga Marcela Ortolan,

“Eu falei hoje sobre o machismo invisível, que é um tipo de violência mais imperceptível pelas mulheres, mas que, recorrentemente, acontece. Dentro desse tema, abordei questões comportamentais dos homens em relação às mulheres, como, por exemplo, quando um homem interrompe a fala de uma mulher sem necessidade, não permitindo que ela conclua seu discurso”, ressaltou Marcela.

“Achei o evento bem interessante e importante para que possamos nos unir para combater a violência e discriminação sofrida pela mulher dentro do ambiente de trabalho”, contou a terceirizada da DPPR Marinez de Jesus.

Confira mais fotos do evento!

Rolar para cima