Pesquisar

Notícias

Defensores Públicos do Paraná participam de evento sobre o livro-reportagem Holocausto Brasileiro

livro-holocausto-brasileiro-evento-cascavel-03-10-2016

Denunciar as violências ocorridas dentro do hospital psiquiátrico Colônia, em Minas Gerais, nos anos 90, é o objetivo do livro-reportagem,“Holocausto Brasileiro”. Na obra, a jornalista Daniela Arbex resgata os acontecimentos lamentáveis que fizeram pelo menos 60 mil vítimas.

A temática foi debatida em evento organizado pela APMP (Associação Paranaense do Ministério Público), na Univel (União Educacional de Cascavel), com participação dos Defensores Públicos Lucas Campos, Luciana Bueno, Samylla Julião e Tiago Bertão de Moraes e da assistente social Janaína Teixeira.

Para Luciana, o conteúdo da obra tem tudo a ver com o trabalho realizado pelos Defensores Públicos. “A violação dos direitos humanos ainda se mantém para as pessoas consideradas “diferentes” e que, por isso, são afastadas do convívio social. Em nosso universo de atuação, convivemos com várias minorias e esse livro nos faz refletir se a sociedade, daqui a alguns anos, vai estar com a mesma mentalidade sobre essas pessoas”.

De acordo com a jornalista e autora, cerca de 70% dos pacientes não tinham diagnóstico de doença mental e a maioria era internada à força. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais e prostitutas. Quando chegavam no local, tinham suas cabeças raspadas, as roupas arrancadas e seus nomes descartados pelos funcionários. O livro também traz relatos dos sobreviventes do hospital.

Rolar para cima