Pesquisar

Notícias

Defensores Públicos discursam para os deputados estaduais do Paraná

alep-18-05-2016-6
Os Defensores Dezidério Lima e Thaísa Oliveira, o deputado Ademar Traiano e o Defensor Newton Portes

Os Defensores Públicos do Paraná tiveram a oportunidade de discursar hoje, dia 18 de maio, para os deputados estaduais e as demais pessoas que estavam presentes na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), em Curitiba, devido à comemoração ao Dia do Defensor Público, celebrado amanhã, dia 19 de maio.

Os Defensores foram representados pela presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Thaísa Oliveira, pelo diretor social cultural da Adepar, Dezidéio Machado Lima, e pelo subcorregedor-geral da Defensoria Pública do Paraná, Newton Portes.

alep-18-05-2016-4
O Defensor Newton Portes, o deputado Luiz Romanelli e os os Defensores Thaísa Oliveira e Dezidério Lima

A presidente da Adepar iniciou a fala apresentando números da Defensoria no Estado, explicando que hoje a instituição atua em 25 comarcas e que, com apenas 109 Defensores Públicos, promove cerca de 5 mil atendimentos todos os meses.

Depois Thaísa falou sobre o papel e a importância dos Defensores para a expressão do regime democrático e dos direitos humanos, trabalhando em diversas frentes, como, por exemplo, ajuizamento de ações coletivas, apresentação de defesas, orientação jurídica e realização de mutirões de atendimento.

Além disso, a presidente da Adepar apresentou aos deputados do Paraná o projeto “Papo Legal”, que é promovido pela associação dentro das escolas com o objetivo de estimular um maior conhecimento acerca da justiça, dos direitos humanos e da cidadania.

alep-18-05-2016-7
A Defensora Thaísa Oliveira e o deputado Edson Praczyk

Por fim, discursou sobre os desafios da Adepar e da Defensoria em busca de mais valorização profissional do Defensor e cobrou dos deputados que apoiem as causas da instituição, principalmente, quanto ao cumprimento da norma constitucional que versa sobre a Defensoria Pública do Paraná e também da EC 80/2014, que determina que até 2022 exista ao menos um Defensor em cada comarca onde haja um promotor e um juiz.

Após a fala, a presidente da Adepar conversou com a imprensa.

alep-18-05-2016-5
Os Defensores Dezidério Lima, Thaísa Oliveira e Newton Portes

alep-18-05-2016-2

alep-18-05-2016-1

alep-18-05-2016-3

Rolar para cima