Pesquisar

Notícias

Defensores do Paraná participam de curso sobre criminalística em Curitiba

Participantes do curso “Criminalística para Defensores”

Os Defensores e as Defensoras do Paraná participaram, nos dias 14 e 15 de outubro, do curso “Criminalística para Defensores”, realizado na Sede Central de Atendimento da DPPR (Defensoria Pública do Paraná), em Curitiba.

O workshop, promovido pela Adepar (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná) e pela Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná), foi ministrado pelo Defensor Público de Rondônia e ex-delegado da Polícia Civil do Estado, Dayan Saraiva de Albuquerque.

O Defensor Público de Rondônia e ex-delegado da Polícia Civil do Estado, Dayan Saraiva de Albuquerque

Os assuntos apresentados no curso foram: local do crime, balística forense e DNA.

“Atuo na área criminal da Defensoria Pública há 9 anos e sempre tive a preocupação em trabalhar na defesa das pessoas utilizando todas as ferramentas postas no processo, especialmente, os laudos periciais. Com a minha experiência em Rondônia, em contato com outros Defensores, percebi o grande desconhecimento sobre criminalística. Acredito que o domínio dessa temática garante a qualidade da argumentação para que a defesa seja mais eficaz”, explicou Dayan.

Representaram a Adepar e a Edepar o diretor Wisley dos Santos e a diretora Flavia Palazzi, respectivamente. Também marcaram presença o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, e o representante do Grupo Dignidade Marcelo Jeronymo. 

Participantes do curso “Criminalística para Defensores”

Opinião das Defensoras e dos Defensores

“Foram dois dias de muito aprendizado. Tivemos a oportunidade de conhecer e entender, de forma aprofundada, conteúdos relevantes, relacionados à área criminal, que certamente irão contribuir para nossa atuação na Defensoria”, Wisley dos Santos.

“É uma matéria negligenciada nas cadeiras do curso de direito e, via de regra, cobrada apenas em concursos de carreira policial, o que é um equívoco, dada a importância do tema para que a defesa seja profícua, combativa e criativa”, Terena Figueredo Nery.

“Foi um curso excelente que nos ajudou a refletir mais sobre formas de perícia técnica. Tivemos a oportunidade de aprender como impugnar essas perícias e entender quais os vícios que podem ocorrer, assim termos mais segurança para questionar os peritos nas audiências quando necessário”, Vinicius Santos de Santana.

“A temática do curso é de extrema relevância para nossa atuação na Defensoria, tanto na área criminal, como também em outras áreas. Foi muito interessante analisar cada detalhe da investigação criminal dentro dos temas propostos pelo Defensor de Rondônia”, João Longhi.

O curso faz parte da II Semana de Formação Continuada para as Defensoras e Defensores Públicos. Em breve, o vídeo completo das aulas estará disponível no site da Edepar.

Confira mais fotos do evento!

Rolar para cima