Pesquisar

Notícias

Defensoras e Defensores do Paraná marcaram presença no XIV Conadep

Foto: Anadep

O XIV Conadep (Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) reuniu, entre os dias 12 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro, profissionais da carreira de diversos Estados. Ao todo, 28 Defensoras e Defensores do Paraná marcaram presença no evento. 

Durante os quatro dias, foram realizadas oficinas, palestras, debates, apresentações de teses e práticas exitosas. O congresso foi uma iniciativa da Anadep (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) e da Adperj (Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro) com o apoio da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, do Condege (Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais) e da Enadep (Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil).

Foto: Anadep

A Defensora Pública e coordenadora do Nufurb (Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas), Olenka Lins, a Defensora Pública e coordenadora do Nucidh (Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos), Cinthia Azevedo e o Defensor Público e coordenador do Nupep (Núcleo de Política Criminal e Execução Penal), André Giamberardino participaram do Congresso presidindo mesa, integrando painéis e sessões.

Os Defensores Antonio Barbosa, Bruno Passadore e Vitor Eduardo Oliveira apresentaram estudos relacionados à atuação no Paraná no concurso de teses. Bruno também participou do concurso de práticas exitosas com o projeto “Jovem Defensor”, desenvolvido junto com as Defensoras Camille Vieira da Costa e Olenka Lins, com os Defensores Vitor Eduardo Oliveira e Dezidério Machado Lima e com a Defensora Pública da União Rita Cristina de Oliveira, em parceria com o Colégio Estadual do Paraná.

O Defensor Bruno Passadore apresentando o projeto “Jovem Defensor”. Foto: Anadep

Estiveram presentes no Conadep a presidente e o vice-presidente da Adepar (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), Ana Caroline Teixeira e Dezidério Machado Lima, as diretoras da associação Elisabete Arruda, Gabriela Lopes Pinto, Renata Tsukada, Terena Figueiredo Nery e Thaísa Oliveira, as Defensoras Ana Carolina Lanzillotta, Anna Carolina Duarte, Flora Vaz Pinheiro, Jeniffer Scheffer, Renata Groetaers, Samylla de Oliveira Julião, os Defensores Cauê Freire Ribeiro, Carlos Moreira Lima, Daniel Alves Pereira, João Longhi, Leonardo de Aguiar, Newton Portes, Pedro Henrique Martins, Ricardo Menezes, Tales Cury e o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Paraná, Thiago Hoshino. 

Opinião das Defensoras e dos Defensores  

“É muito interessante conhecer e entender o trabalho que está sendo desenvolvido em outras Defensorias. O Conadep oportuniza, justamente, essa troca de experiências entre Defensoras e Defensores do país todo. Certamente foram dias de muitos aprendizados”. Ana Caroline Teixeira, presidente da Adepar. 

“Foi um evento incrível. Na minha opinião,  um dos melhores congressos que a Anadep já promoveu em razão dos temas trazidos para discussão e também em razão da adesão de Defensores de todo Brasil. Sem dúvidas, muito do que foi exposto no evento será replicado no Paraná”. Olenka Lins, Defensora Pública do Paraná. 

“O congresso como um todo possibilitou o resgate das memórias das Defensorias Públicas do país e uma reflexão profunda sobre os desafios atuais e futuros das instituições. Sobre o painel que eu participei, o principal tema objeto de debate  foi como a Defensoria deve se portar diante dos processos de criminalização da pobreza e, mais que isso, criminalização racista da pobreza, que começa com um modelo de segurança pública fundada na prisão em flagrante e acaba em um sistema prisional superlotado que não respeita direitos fundamentais”. André Giamberardino, Defensor Público do Paraná. 

“Participar do Conadep é sempre uma grande satisfação. É um momento de troca de informações e experiências. A mesa que compus, que tratava sobre pessoas em situação de rua, teve essa mesma intenção, expor ideias e interagir com os colegas que estavam presentes no auditório”. Cinthia Azevedo, Defensora Pública do Paraná. 

“Este ano, especificamente, as práticas exitosas me chamaram muita atenção pela atuação combativa e criativa dos colegas. Além disso, o encerramento do Conadep propiciou uma reflexão crítica acerca dos caminhos que as Defensorias Públicas têm tomado (e devem tomar) no atual contexto de retrocessos de direitos e recrudescimento de autoritarismos”. Antonio Barbosa, Defensor Público do Paraná.

Fotos: Anadep

Rolar para cima