Pesquisar

Notícias

Defensora Camille Costa ministra palestra durante curso de extensão na Universidade de Brasília sobre o povo cigano

curso-de-extensao-povos-ciganos-09-09-2016

A Defensora Pública do Paraná Camille Vieira da Costa participou, como uma das palestrantes, do curso de extensão “Povos romani – Os assim chamados ciganos: da invisibilidade à cidadania”, que foi realizado hoje, dia 9 de setembro, na Unb (Universidade de Brasília).

O curso teve como objetivo trazer para o universo acadêmico as dificuldades de acesso a direitos sociais básicos enfrentadas pelos ciganos, abordar aspectos culturais e falar sobre a discriminação sofrida pela comunidade cigana.

Segundo Camille, os ciganos são uma parte importante da cultura brasileira que merece ser respeitada e valorizada. Ela defende ainda que a discriminação que eles sofrem é fruto da falta de conhecimento.

“Mesmo no meio acadêmico ainda existe a falta de informações sobre os ciganos. A partir do momento em que você desconhece um assunto, a sua visão está totalmente permeada pelos estereótipos. Para vencer o preconceito é preciso conhecimento e respeito”, pontua a Defensora.

curso-de-extensao-povos-ciganos-09-09-2016

A antropóloga Jamilly Rodrigues da Cunha e a advogada Priscila Godoya também participaram da mesa do evento. Após a fala das palestrantes, estudantes e professores debateram o tema.

O curso foi realizado pela AMSK/Brasil (Associação Internacional Maylê Sara Kalí), que é formada por um grupo de mulheres descendentes de ciganos.

Rolar para cima