Pesquisar

Notícias

Conselho Superior da Defensoria Pública do Paraná elege novo ouvidor-geral

O ex-ouvidor-geral externo, Gerson da Silva, o ouvidor-geral externo eleito, Thiago Hoshino, e o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão – Foto: Ascom/DPPR

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, foi eleito, pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Paraná, o novo ouvidor-geral externo da instituição, o advogado Thiago Hoshino. Ele cumprirá do mandato até 2021.

Concorreram ao cargo também a historiadora Heliana Hemetério e o advogado Fernando Prioste. Todos os candidatos foram indicados pelo Coped (Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná) através de uma lista tríplice. Antes da votação cada um pode apresentar suas principais propostas e responder dúvidas dos conselheiros.

“A Ouvidoria é e deve ser o que o seu próprio nome sugere: um espaço de acolhimento e escuta qualificada dos usuários da Defensoria Pública, buscando sempre a qualificação do serviço, e de interação com a sociedade civil como um todo, num exercício permanente de gestão participativa. O processo de eleição para o cargo sinaliza sua natureza necessariamente compromissada com os direitos humanos e com a democratização do sistema de justiça, aproximando instituição e comunidade. Particularmente, acredito no diálogo e na construção coletiva como pilares de um projeto que fortalece a Defensoria Pública, tão essencial como é à função jurisdicional do Estado, e sua vocação constitucional de efetivação de direitos a quem deles mais necessita”, ressaltou Thiago.

Rolar para cima