Pesquisar

Notícias

Adepar participa da posse popular dos novos Defensores Públicos do Paraná

posse-popular-novos-15-04-2016-97

A Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) participou da posse popular dos 36 novos Defensores Públicos do Paraná que foi realizada ontem à noite, dia 14 de abril, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, em Curitiba.

A cerimônia foi repleta de magia e simbolismo. Do lado de fora do salão, sem ter a mínima ideia do que os esperava lá dentro, os novos Defensores foram vendados para depois serem levados pelos colegas de trabalho até os seus lugares. Lá dentro o salão era iluminado apenas por velas. 

posse-popular-novos-15-04-2016-24

“É assim que nós, o povo, os necessitados, os pobres, os movimentos, nos sentimos em relação à Justiça. Ela está na penumbra. Não nos ilumina. É por isso que a gente está em luta, está em movimento”, explicou o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Paraná, Gerson da Silva, também mestre de cerimônias da solenidade.

Depois as luzes foram acesas, as vendas foram tiradas e a Defensora Pública Jeniffer Beltramin Scheffer foi convidada a fazer o seu discurso. Citando dez casos de abusos cometidos contra pessoas em situação de risco, Scheffer defendeu a importância do trabalho da Defensoria na consolidação de um país mais justo e se colocou à disposição de quem precisar.

posse-popular-novos-15-04-2016-40
A Defensora Pública Jeniffer Beltramin Scheffer

Na sequência, falaram os representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais, como a Terra de Direitos, o Movimento Nacional dos Moradores de Rua, o Direito de Todos e Todas e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Todos saudaram os novos Defensores, reforçaram a importância da Defensoria e reivindicaram a criação de um Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná.

posse-novos-14-04-2016
Em cima a foto da posse dos aprovados no I concurso da Defensoria, embaixo os aprovados no II concurso

O Defensor Público-Geral do Estado, Sérgio Parigot de Souza, que participou da solenidade, respondeu ao pedido dizendo que a criação do núcleo já vem sendo estudada e discutida. “Não tenham dúvida de que está na mira da nossa administração a criação de um núcleo para defender os direitos humanos”, informou Souza.

Nos próximos dias serão definidas as comarcas em que cada um dos 36 novos Defensores irá atuar.

Rolar para cima