Pesquisar

Notícias

ADEPAR cultural: indicações do mês de março

Neste mês de março, as indicações culturais foram feitas pelo vice-presidente da ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), Dezidério Machado Lima, e pela defensora pública Anna Carolina Leão Duarte.

Série: Years and Years (2019)
Direção: Russell T Davies

A série se passa em Londres, na Inglaterra, e aborda como o cotidiano da família Lyons é afetado pela influência da tecnologia, da política e da economia. A trama também vivencia a jornada de uma celebridade, Vivianne Rook, para se tornar primeira-ministra do Reino Unido.

“Os acontecimentos futuros se baseiam em fatos e personagens da contemporaneidade: Donald Trump é reeleito e inicia uma terceira Guerra Mundial com a China, Angela Merkel morre, o sistema bancário quebra desaparecendo com o dinheiro de todos. Estabilidade é algo inexistente na nova ordem mundial. Na perspectiva da série, o mundo mudará muito rapidamente. Se você gosta de se preparar para o pior, veja Years and Years”, comenta Dezidério.

Livro: Vox
Autora: Christina Dalcher

O livro narra a história da ascensão de um governo machista que determina o modo de vida das mulheres. É decretado um número de 100 palavras por dia para cada mulher falar; todas são demitidas de seus empregos; escolas trocam seus manuais de educação por livros de supremacia do sexo masculino; grupos são formados nos bairros, escolas e igrejas para fiscalizar e punir quem descumprir a nova ordem dessa sociedade.

“O núcleo narrativo é de uma família de cinco pessoas, com dois filhos e uma filha, em que a genitora é uma neurocientista renomada, demitida no auge de sua carreira. Eis que o irmão do presidente desenvolve um distúrbio de linguagem, cuja única esperança é a pesquisa daquela mãe. Em sua volta ao trabalho, permeada por barganhas e romance, o verdadeiro interesse do governo na pesquisa mostra-se cada vez mais silenciador. A proximidade do nosso cenário político-social, com mudanças de mentalidade incutidas por um governo reacionário, tornam o livro atual e igualmente assustador”, destaca Anna.

Envie as suas sugestões de filmes e de livros para a nossa assessoria de imprensa, através do e-mail imprensa@adepar.com.br ou via Whatsapp (41) 9-9942-4648.

Rolar para cima