Pesquisar

Notícias

ADEPAR Cultural: indicações do mês de julho

Neste mês de julho, as indicações culturais foram feitas pelas defensoras públicas Danielle Pereira e Renata Miranda Duarte

Livro: O Filho de Mil Homens
Autor: Valter Hugo Mãe

O livro narra a vida do pescador Crisóstomo, que, aos 40 anos, solteiro, decide ter um filho. A decisão é tomada pois Crisóstomo se sente triste e solitário, e quer ter um herdeiro para compartilhar também os momentos de alegria. A obra é uma leitura sobre o amor como forma de preencher vazios e a falta.

“Todos os personagens, de início isolados uns dos outros, vão formando um emaranhado de destinos, que direta ou indiretamente acabam se unindo e se reconstruindo ao ressignificarem medos, preconceitos e diferenças”, explica Danielle.

“A escrita é simples e ao mesmo tempo poética e profunda. No enredo, o autor retrata temas importantes como machismo, solidão, bem como os velhos e novos conceitos e formatos de família. É um livro, acima de tudo, que resgata a esperança. Uma obra-prima da sensibilidade”, conclui.

Filme: O menino que descobriu o vento
Diretor: Chiwetel Ejiofor

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de um menino de 13 anos chamado William. Ele vive em Kasungu, no Malauí, na África. William é de uma família humilde, com poucos recursos. Mas, por meio do estudo, ele cria uma engenhoca que ajuda o seu vilarejo a superar grandes dificuldades.

“É um filme de superação mas que envolve também a questão do empreendedorismo e, principalmente, o papel da ciência para a inovação. Também aborda a capacidade de renovação do ser humano e a esperança que devemos ter por dias melhores”, ressalta Renata Miranda Duarte.

Rolar para cima