Pesquisar

Notícias

ADEPAR Cultural: indicações do mês de agosto

Neste mês de agosto, as indicações culturais foram feitas pelos defensores públicos Fernando Redede e Cauê Freire. 

Série: Dark
Autor: Ronny Schalk

A série alemã envolve drama, suspense e ficção científica. O desaparecimento de uma criança na cidade de Winden, na Alemanha, é o gatilho para uma série de acontecimentos que levam à discussão do significado do tempo e da natureza humana, revelando segredos e tensões por toda a cidade. 

“O que me atraiu nessa série, é o que o tempo subjetivo de cada personagem é mais importante para o significado de suas ações que o tempo cronológico do lugar onde ele está. Aqui a pergunta “quando estou?” tem um contorno que se aplica à nossa realidade cotidiana: muitas vezes negamos conscientemente os fatos experienciados no momento presente em favor de uma outra realidade já vivida ou ainda por viver, o que levaria à conclusão de que o “eu” de hoje está repetindo um “eu” do passado, ou está contido por um “eu” do futuro, ambos inexistente no presente. E é assim, nesse angustiante conflito entre as memórias passadas e as esperanças futuras de cada personagem que o mundo de Dark é criado” explicou Fernando. 

Livro: Caim
Autor: José Saramago

O livro aborda, de um ponto de vista diferente, a passagem da bíblia que fala sobre Caim, filho de Adão e Eva e irmão de Abel. Caim é conhecido por ter armado uma emboscada para matar o irmão. Deste modo, ele se torna a primeira pessoa da história da humanidade a participar de um homicídio. 

“É um livro que tem uma linguagem sarcástica, um texto corrido e muito interessante. O autor conta essa passagem bíblica de uma forma menos cristã e com um senso crítico que te prende muito”, destaca Cauê.

 

Rolar para cima