Neste mês de agosto, as indicações culturais foram feitas pelo defensor público Renato Albuquerque e pela defensora pública Talita Devós. 

Livro: Duna
Autor: Frank Herbert

 

O livro é uma obra de ficção científica que se passa em um futuro distante. A história aborda a jornada do jovem Paul Atreides e sua família na disputa política, que envolve outras duas famílias nobres, para assumir o trono do planeta Arrakis. A narrativa envolve política, religião, ecologia e tecnologia.

“Minha dica cultural é o festejado livro Duna, considerado por muitos como o maior livro de ficção científica já escrito e que influenciou Star Wars e outros títulos do gênero. A história se passa em futuro distante em que os computadores se tornaram obsoletos e narra a luta do jovem Paul Atreides para sobreviver em um mundo belo (Arrakis, popularmente conhecido com o nome título do livro), mas inóspito, repleto de tramas políticas, jogos de poder e traição, perpassando por pautas sociais e ecológicas. Um clássico extremamente atual e que acaba de ganhar uma nova versão para os cinemas, ainda sem data de estreia no Brasil. A superprodução cinematográfica é dirigida por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2049, e conta com nomes como Jason Momoa, Rebecca Fergusson, Javier Barden e Timothée Chalamet. Como fã do livro, já estou ansioso pela nova versão das telonas”, ressaltou Renato. 

Podcast: Noites gregas
Criador: Cláudio Moreno

Disponível na plataforma Spotify, o podcast “Noites gregas” resgata as histórias da mitologia clássica antiga envolvendo a Grécia e a Roma. São mais de 30 episódios que exploram a cultura e costumes dos dois povos. Para saber mais acesse: noitesgregas.com.br. 

“A proposta é trazer as histórias dos deuses gregos e romanos, inclusive a diferenciação de culturas, hábitos e comportamentos entre os dois povos. São episódios que relatam a história de cada deus e deusa, detalhando os poderes e falhas, incluindo a representação de cada um: amor, beleza, vinho e todo imaginário que sonda a antiguidade. Recomendo”, explicou Talita.