Pesquisar

Notícias

3° dia da campanha do Dia Internacional da Mulher

‪#‎Adepar‬ celebrando o ‪#‎DiaInternacionalDaMulher‬
3ª de cinco histórias: Zilda Arns

mulher-adepar-09-03-2016

Homenageada com dezenas de títulos e prêmios, Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista e fundadora das Pastorais da Criança, em 1983, e da Pessoa Idosa, em 2004. Nasceu Santa Catarina, em 1934, mas residiu boa parte da vida em Curitiba. Dra. Zilda morreu em uma missão humanitária no Haiti, aos 75 anos.

Formada em medicina na UFPR, em 1959, ficou impressionada com o número de crianças que sofriam de doenças que tinham tratamentos simples. Decidida a fazer a diferença, desenvolveu um método baseado em solidariedade entre as pessoas e no compartilhamento de informações sobre a saúde.

Hoje, a Pastoral da Criança acompanha cerca de 400 mil crianças menores de seis anos por mês e tem aproximadamente 200 mil voluntários. Já a Pastoral da Pessoa Idosa atende cerca de 160 mil idosos por mês e conta com aproximadamente 19 mil voluntários.

“Devemos também ensinar que as crianças têm obrigações na vida. A melhor forma é promover o esporte, a música e as artes. Essas atividades ensinam à criança que ela não pode fazer o que vem à cabeça. É preciso seguir as regras para ganhar. A criança se educa para os limites. Ela aprende a jogar junto, a ganhar, a perder. Estas atividades as fazem entender o valor do esforço” disse ela em entrevista à revista Época.

Rolar para cima